Como escolher um coach de carreira para sua transformação profissional?
Voltar

Como escolher um coach de carreira para sua transformação profissional?

O coach de carreira é uma profissão que se desenvolveu e se popularizou bastante nos últimos anos. 

Uma das explicações para isso é que estarmos  envoltos em um mar de informações e possibilidades.

Assim, muitas pessoas se veem perdidas sobre qual caminho escolher, seguir e se desenvolver para fazer aquilo que realmente gera propósito e satisfação pessoal. 

O coach, neste cenário, tem exatamente essa função: orientar. 

Geralmente a vida profissional é uma das áreas nas quais as pessoas têm mais dúvidas e questionamentos. 

Atualmente não é raro ver pessoas transicionando de carreira ou ao contrário: se veem travadas na tentativa. 

Como isso demanda orientação para que as consequências não sejam negativas, os coaches de carreira vêm conquistando seu espaço no mercado profissional e ganhando cada vez mais visibilidade nesse contexto. 

Porém é preciso saber escolher o seu coach de forma adequada. Quer saber como? Continue a leitura!

O Coaching e os seus profissionais 

Os coaches são profissionais que visam auxiliar a maximizar o seu potencial e melhorar a sua perspectiva, em qualquer área da sua vida. 

Eles auxiliam a alinhar as suas expectativas, conhecer as suas qualidades e traçar um plano estratégico para alcançar os seus objetivos. 

Esse processo envolve questões relacionadas ao autoconhecimento, mas é importante ressaltar que não substitui os psicólogos e a terapia. 

O coach é um incentivador. Incentivo que pode ser fundamental para a sua carreira, independente do momento em que você se encontra. 

Com a ajuda de um coach você pode, por exemplo, criar um plano de carreira, ter mais clareza em relação a área de trabalho que mais combina com você, aprender a utilizar suas habilidades dentro da empresa e muito mais!

Porém, para poder fazer sua transformação profissional de maneira eficaz é preciso escolher um coach de carreira qualificado e que seja adequado às suas necessidades. 

Confira agora as dicas que separamos para te ajudar no processo dessa escolha. 

Como escolher um coach de carreira?

Em primeiro lugar é preciso buscar por pessoas que tenham experienciado aquilo que vão te ensinar, ou seja, que tenham passado por um trajeto profissional semelhante ou que possuam uma marca pessoal conhecida pelos seus resultados. 

Pergunte sobre as experiências, os cursos e especializações realizadas na área e outras informações que garantam o profissionalismo do coach de carreira.

Procure também por indicações de conhecidos ou de pessoas da mesma área e com as mesmas dificuldades que você. Pesquise o mercado e aquele a quem quer contratar, evitando tomar essa decisão por puro impulso. 

Não confie em profissionais que prometem uma “felicidade plena”, “sem esforços” e “rápida”, afinal isso está muito fora da realidade e não irá te levar a lugar algum. 

Sempre escolha um coach de carreira que tenha uma metodologia, focando para além da autoajuda, ou seja, que transmitam conhecimentos que possam ser colocados em prática.

Muitos coaches  de carreira se colocam dispostos para tirar suas dúvidas, conversar para se apresentar, entender sua situação ou, ainda,  possuem blogs, artigos e vídeos publicados. 

Dê preferência para esses profissionais, pois dessa forma é possível conhecer melhor o trabalho deles antes de fechar um contrato. 

De quebra, você conseguirá perceber se aquele conteúdo lhe agrada. Afinal, você tem que sentir credibilidade e confiança no profissional.

 

 

Com essas dicas é possível escolher um coach de carreira para transformar a sua vida profissional e, principalmente, para te incentivar a sair da sua zona de conforto. 

Não tenha medo de buscar a ajuda de um profissional para focar e correr atrás dos seus objetivos!

Quer tirar dúvidas ou tem algo para incrementar as dicas? Deixe sua mensagem na caixa de comentários!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.