mundo vuca
Voltar

Como prosperar no mundo VUCA?

Você já ouviu falar no mundo VUCA ou não está entendendo nada? Hoje, falaremos sobre o futuro do mundo do trabalho.  As mudanças são inevitáveis e, toda vez que a tecnologia avança, os empregos e os planos para as carreiras são impactados imediatamente.

Chamamos de mundo VUCA por se tratar da sigla, em inglês, para os adjetivos que cabem para descrever esse novo tempo: volátil, incerto, complexo e ambíguo (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous) . Tal cenário traz preocupação para quem deseja prosperar na carreira. Por isso, é tão importante conversar sobre as habilidades e atitudes necessárias para encarar o mundo VUCA e alcançar o sucesso.

O avanço dos sistemas, com seus algoritmos cada vez mais elaborados, com equipamentos cada vez mais rápidos, está mudando para sempre o mundo dos empregos. O que parece um contexto ameaçador pode ser visto como uma grande oportunidade. Afinal, a tendência é que as máquinas assumam os cargos operacionais, deixando para as pessoas aquilo que não pode ser substituído: o trabalho criativo.

Para identificar as oportunidades, Tony Wagner, um norte-americano especialista em comunicação,  listou seis habilidades essenciais para quem deseja prosperar no mundo VUCA. São eles:

1. Análise crítica e solução de problemas

Um mundo cada vez mais complexo exige que os profissionais façam uma conexão mais eficiente daquilo que sabem com as necessidades do momento. É um erro imaginar que as pessoas que estão à frente dos projetos (chefes e gerentes) têm respostas para todas as questões. O profissional do futuro busca por soluções de forma autônoma.

Infelizmente, nosso modelo educacional treina nossas mentes a responder em vez de perguntar. Mas, para desenvolver um pensamento crítico, analisar e questionar é preciso. Somente assim o profissional consegue chegar a conclusões inovadoras.

2. Colaboração em rede

Atuar em rede com pessoas que não compartilham do mesmo espaço físico é cada vez mais comum. A experiência, estimulante em muitos sentidos, exige preparo do mercado e também dos jovens trabalhadores. A liderança deve ocorrer por influência, em vez de autoridade, a fim de colaborar com a comunidade online global.

3. Agilidade e adaptabilidade

O mundo VUCA pede que os profissionais acompanhem as tecnologias e adaptem-se o mais rapidamente possível, sem hesitar em deixar de lado aquilo que não faz mais sentido. Reinventar-se todos os dias é preciso!

4. Iniciativa e empreendedorismo

Não é preciso abrir o próprio negócio para ser empreendedor. Wagner descobriu, em suas pesquisas, que mesmo as empresas mais tradicionais estão buscando jovens com iniciativa e proatividade. Portanto, o aprimoramento constante deve ser exercido mesmo entre os trabalhos mais estáveis.

Assumir o protagonismo da própria carreira é altamente recomendável neste contexto. Você pode conferir neste artigo como ser um protagonista profissional.

5. Comunicação oral e escrita eficaz

Quando as máquinas assumem as funções operacionais e rotineiras, o que fica para nós são as tarefas mais complexas. A comunicação precisa alcançar um novo patamar de eficácia. Não estamos falando apenas de falar e escrever de acordo com as normas cultas, mas também da interpretação do que se lê e ouve.

Além disso, a comunicação tem uma função de ser a extensão do próprio pensamento a fim de apresentar argumentos, inspirar colegas e também sintetizar conceitos que podem ser complexos. A persuasão é bastante valorizada neste contexto.

6. Curiosidade e imaginação

A imaginação é uma ferramenta poderosa no mundo VUCA. Visualizar avanços e implantá-los é essencial. Essa capacidade só pode ser potencializada com a curiosidade, ou seja, o ato de ousar questionar aquilo que já está posto, experimentando novas possibilidades.

Essas são as seis habilidades para prosperar no mundo VUCA. Eu espero que este conteúdo seja útil para você desenvolver um olhar mais atento e aberto às novas possibilidades para a sua carreira.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever no meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Cláudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInGoogle+PinterestWhatsAppEmail
print