protagonista profissional
Voltar

O que é ser protagonista profissional?

Você se vê como protagonista profissional? Deseja aprimorar seu protagonismo nos projetos que mantém tanto na empresa como na sua vida? Então, leia este artigo até o final e entenda por que atingir essa realidade só depende de você.

O termo protagonismo está na moda. Isso é ótimo! Em especial neste momento da cultura organizacional, onde as estruturas se achataram e cada vez menos as empresas tem condições de proporcionar ao colaborador a gestão da carreira.

Assim, é necessário que o profissional assuma o protagonismo da sua trajetória. Infelizmente, ainda somos ensinados a delegar essa responsabilidade a uma organização. No entanto, cada vez menos aquela empresa onde o jovem ingressa com um estágio será a mesma que vai proporcionar a aposentadoria.

Com tantas oportunidades, ser protagonista profissional é uma decisão que deve ser tomada exclusivamente pelo indivíduo! Abaixo, compartilho alguns dos atalhos para que você tome as rédeas da sua carreira.

Leia também: Lidando com crises

Atitude

É comum ver profissionais cheios de ideias e projetos. Porém, mais importante que planejar é agir. Por isso, a atitude é a mola propulsora para você ser o protagonista profissional da sua carreira. Dar o primeiro passo é fundamental!

Proatividade

Quando nos colocamos em movimento, temos a oportunidade de nos antecipar aos fatos. Assim, podemos agir mais e reagir menos aos estímulos do cotidiano. A busca e a identificação por oportunidades de crescimento e realização também passam pela proatividade.

Além de tudo isso, a proatividade é um dos comportamentos mais procurados pelas empresas. Faz bem para o seu emprego atual e para a sua carreira em geral.

Repensar

Nem todas as decisões que tomamos estão sempre corretas. São muitas as variáveis sobre as quais não temos controle – e tudo bem, é assim mesmo!

Por esse motivo, é tão importante fazer uma avaliação imparcial sobre cada passo dado nesse caminho. Será que é por aí que você vai alcançar seus objetivos? Não há nada de errado em corrigir a rota ou optar por outros meios para chegar onde você almeja.

Ambição

Seja ambicioso na medida certa, com respeito às regras da sua empresa e a sua ética profissional. A ambição faz que você se mantenha em movimento rumo aos seus objetivos.

Dicas para o protagonista profissional

  • Crie uma visão inspiradora do seu futuro;
  • Amplie a autopercepção e o autoconhecimento;
  • Assuma responsabilidades pelo que você escolhe e decide para a sua carreira;
  • Seja autêntico;
  • Reclame menos e realize mais;
  • Amplie seus horizontes.

Isso tudo é o que acredito ser essencial para qualquer pessoa alcançar um posto como protagonista profissional. No entanto, quero deixar uma última dica de ouro:

Não confunda protagonismo com individualismo.

Todos nós só crescemos quando as pessoas ao nosso redor crescem junto. Seja humilde, peça ajuda e saiba quando oferecer. Não se limite a usar o que você sabe apenas a seu favor: compartilhe o que você sabe e também este conteúdo com aqueles que você quer ver crescer!

Se você gostou do artigo, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Claudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.