depois que você realiza seu sonho de carreira
Voltar

E depois que você realiza seu sonho de carreira?

Depois que você realiza o seu sonho de carreira, o que acontece? Todos os dias, eu tenho contato com pessoas que têm dificuldades para definir seus objetivos e outras que sabem o que desejam mas não sabem como chegar.

Outros casos que costumam ser menos comuns, porém, não menos angustiantes, envolvem profissionais que “chegaram lá”. Após estabelecerem e perseguirem metas, conquistaram a promoção desejada, entraram na empresa que escolheram ou finalmente exercem uma função que consideram um trabalho com propósito.

A pergunta que fica é: e agora? Esse é o topo? Não existem mais realizações?

Alguns profissionais sentem esse vácuo ao conquistar a meta, por mais realizados que estejam. Mas, essa fase não dura muito tempo e logo novas metas chegam para preencher esse vazio.

Também chega a hora em que um ciclo de carreira, por mais que tenha sido sonhado e planejado, é encerrado. Somente você como profissional pode saber se o ciclo está perto do fim. São muitos os sinais desse término, sendo que alguns são mais evidentes que outros para cada tipo de profissional.

Fazer uma mudança como essa demanda tempo e energia, mas é possível e tem tudo para dar certo. Você precisa de foco para se concentrar nas três etapas que vou apresentar a seguir.

1. Refletir sobre as possíveis alternativas

Quando está difícil saber o que se quer, é melhor pensar sobre o que você não quer. Faça uma lista com tudo o que te desmotiva nos dias de hoje a seguir com a carreira da forma como está.

Ao olhar para essa lista, você obtém maior clareza de qual rumo tomar. O que faria você se sentir da mesma forma, com a mesma paixão que lá atrás, te trouxe para a área onde está agora?

É preciso saber direitinho aquilo que você deseja e o que não deseja. Quanto mais específica for a sua lista, melhor.

2. Listar as possibilidades

Agora que você já sabe o que quer, hora de ver o que está ao seu alcance no momento. Pense sobre o que você faria da sua carreira hoje caso não tivesse nenhum obstáculo. Como você deseja o seu cotidiano? Qual ambiente de trabalho você prefere frequentar?

Obtenha o máximo de detalhes sobre o que você deseja vivenciar na sua nova rotina de trabalho e liste aquilo que está ao seu alcance.

A alternativas mais próximas da sua realidade atual devem ser esmiuçadas em questões de vantagens, desvantagens, quais habilidades e experiências demandam, entre outras variáveis. Pergunte a você mesmo: e se eu pudesse escolher somente uma das alternativas, qual seria?

Leia também: Qual o melhor coaching para você?

3. Elabore um plano de ação

Ao identificar qual a atividade preferida para exercer em sua nova fase profissional, é preciso ir à prática! Reflita quais comportamentos você precisa desenvolver e quais precisam ser deixados de lado.

Também verifique quais conhecimentos e habilidades precisam ser desenvolvidos para atender às novas demandas e características dessa escolha. Como e quando você pretende adquiri-los?

Não esqueça de cuidar do seu networking. Pense sobre quais pessoas podem ajudar você nesse processo, te colocando mais perto do objetivo desejado.

Espero que este artigo ajude você a entender o que fazer depois que você realiza seu sonho de carreira.

Até a próxima!

Cláudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print