Como buscar aperfeiçoamento profissional
Voltar

Como buscar aperfeiçoamento profissional

Como sempre é falado por aqui, o mundo é uma verdadeira inconstância e dificilmente conseguimos tirar dela uma razão, como em uma progressão geométrica.

Convivemos com gerações que testemunharam a TV chegar ao Brasil e que hoje assina serviços de streaming, que podem ser acompanhados pelo celular.

Com mudanças e novidades chegando cada dia mais rápido, é natural que o profissional siga pelo mesmo caminho, buscando por constantes atualizações.

Apesar de não existir uma data de validade para cada profissional, não podemos esquecer que, conforme o mundo muda, é interessante procurar novos updates também.

Inclusive, não deixe de ler o texto que publiquei semana passada sobre como a transformação digital implica na transformação profissional.

Neste sentido, podemos dizer que a busca pelo aperfeiçoamento profissional nem sempre começa com o incômodo e o desejo da mudança. Foi-se o tempo dessa realidade.


Quem precisa de aperfeiçoamento profissional?

Hoje é certo que o aperfeiçoamento profissional não pode ser visto como optativo. Quem busca crescimento e credibilidade no mercado, vê o aperfeiçoamento como algo básico.

Sendo assim, todo profissional deve buscar pelo aperfeiçoamento. Todas as áreas que se tem conhecimento hoje necessitam de pessoas cada vez mais aptas.

E não só isso, mas preparadas para diversas situações, aplicando seu conhecimento em diversas frentes para alcançar a excelência em resultados.

Para quem está inserido no mercado de trabalho tradicional, o eterno estudo faz-se necessário não só para oferecer mais, mas também como questão de sobrevivência.

Em um mercado cheio, a competição é naturalmente grande. E isso não deve ser visto de forma predatória, mas sim como um estímulo a ser cada vez melhor.

Para quem buscou o caminho do empreendedorismo, sabe muito bem que dominar ou ter bastante conhecimento em N frentes é necessário para fazer um negócio prosperar.

Não basta colocar um produto à venda: é preciso estruturar o comércio, ter muito conhecimento sobre gestão, planejamento financeiro, marketing e muito mais.

E se amanhã você percebe que o comércio está caminhando para um outro lado e que o seu está parado no mesmo lugar, a necessidade de atualização aumenta.

Lembre-se: em uma realidade como posta acima, o aperfeiçoamento profissional nunca chega a um nível máximo. Você é sempre uma versão BETA de si.

Os desafios de quem busca aperfeiçoamento profissional

Quem busca por atualizações para se manter dois passos à frente da média, encontrará alguns desafios pela frente. Alguns deles são:

1) Tempo

O principal vilão da vida moderna sempre encontra um espaço para aparecer. O trabalho e nossa vida cotidiana, como o deslocamento, por exemplo, podem ocupar muito tempo.

Por isso é tão comum encontrar pessoas que reclamam em não conseguir fazer isso ou aquilo por falta dele, do tempo. E bem sabemos que isso é bastante plausível.

2) Investimentos

Quando o vilão não é o tempo, geralmente é o dinheiro. Alguns cursos podem, de fato, ter valores mais elevados ou exigir mais materiais para acompanhamento.

Mas não é só isso: o deslocamento para estar presente nas aulas pode exigir mais gasolina, mais corridas de táxi ou mais passagens, além da possível alimentação.

3) A Escolha

Com tantas opções no mercado, é comum bater a dúvida: será que esse curso ou workshop vale mesmo a pena?

Se você for levar em consideração os dois primeiros tópicos, sua dúvida com certeza ficará mais grave. Afinal, tempo é dinheiro e a escolha é crucial para os dois.

Como passar por cima dos desafios e buscar aperfeiçoamento profissional

Já que foi levantado alguns desafios comuns a todos na hora da busca pelo aperfeiçoamento profissional, nada mais justo em mostrar as soluções também!

Abaixo deixo algumas dicas para que você conquiste seu aperfeiçoamento profissional sem que

1) Faça um bom gerenciamento de tempo

Como falado acima, o tempo é um dos principais vilões para qualquer projeto de vida, incluindo o aperfeiçoamento profissional.

Para eliminar este problema, é necessário que você gerencie bem o seu dia, diminuindo o tempo ocioso e aumentando a produtividade para que as demandas sejam entregues.

Se possível, mas claro que isso depende de cada linha de trabalho, aproveite o tempo restante para sempre adiantar tarefas. Assim você sempre à frente do tempo.

É necessário que você divida suas funções pela semana, sendo realista quanto aos deslocamento e possíveis atrasos.

E não se esqueça: inclua seu tempo de lazer e descanso, duas coisas fundamentais para que você se mantenha produtivo(a) e saudável.

2) Faça uma reserva de dinheiro

O dinheiro pode ser uma pedra no caminho para vários planos: troca de carro, financiamento de um apartamento, viagens e educação.

Cursos, MBAs, conferências, workshops. Para tudo é necessário um investimento financeiro que, muitas vezes, não tem possuem programas de descontos, bolsas ou convênios.

Para isso, procure sempre reservar um valor dos seus rendimentos. Se possível, invista tais valores para que o dinheiro renda mais do que a tradicional poupança.

Reservando dinheiro, quando a oportunidade chegar, você estará preparada(o) para realizar o investimento.

Outra vantagem de guardar dinheiro é a possibilidade de negociação. Isto é, com o dinheiro total disponível, você pode pagar à vista e garantir descontos.

Além disso, pagando à vista você consegue mais fôlego para voltar a economizar para futuros cursos, especializações ou eventos.

3) Procure o curso mais fit para você

Nem sempre o que é bom para o outro será bom para você. Procure não ir pelo que a maioria fala ou fazer aquele curso que Fulano fez e disse que foi muito bom.

Ao buscar o aperfeiçoamento profissional, estude bem a si mesmo(a): quais são os objetivos e expectativas? Qual é o seu momento?

Se você busca algo mais hands-on, provavelmente um Mestrado não será o match para você. Mas talvez cursos livres com profissionais do mercado, sim.

Se você tem horários complicados, costuma viajar muito e busca o aperfeiçoamento profissional, o estudo à distância, online, pode ser uma boa escolha para seu ritmo.

Neste sentido, o mercado hoje está bastante rico e com diversas opções e possibilidades. Procure bem, com certeza você encontrará a melhor opção!

Como visto, o aperfeiçoamento profissional deve estar com você constantemente. Procure não deixar muitos gaps entre um e outro.

Além disso, mesmo que você não esteja em uma turma tradicional ou em uma instituição tradicional, lembre-se que existem inúmeros profissionais que podem te ajudar.

Cursos com as mais diferentes durações também vem crescendo no mercado, assim como consultorias e fóruns de discussão.

Procure estar sempre antenado em artigos, conferências e fazer bastante networking. Mesmo não parecendo à primeira vista, o aperfeiçoamento profissional vem de diversas maneiras.

Perguntas, dúvidas ou sugestões de temas para debatermos aqui? Use o box de comentários para deixar sua mensagem!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print