Voltar

Para palestrar bem

Para palestrar bem

Saiba como encontrar dentro de si o que é preciso para palestrar bem!

Você já sentiu que tem um bom conhecimento sobre determinado assunto e já se imaginou em cima de um palco falando sobre esse tema para outras pessoas interessadas? Chega um momento em que, além de desejarmos ir mais além na carreira, surge também uma vontade de passar adiante a experiência já adquirida.

Mas afinal, do que você precisa para ser um bom palestrante? Será que você tem dentro de si as competências que vai precisar para fazer uma boa apresentação? Muitos profissionais com trajetórias incríveis e grandes histórias de sucesso simplesmente não conseguem encantar o público. Se você pensa em começar a fazer palestras ou já as faz, mas quer melhorá-las, atente para as dicas a seguir, que reunimos com base em alguns insights de clientes que passavam por situações parecidas.

Prepare-se. Comece a preparar a palestra com antecedência – isso vai levar tempo. Que temas você vai abordar? O que entra? O que fica de fora? Por que você vai falar sobre isso? Que tipo de público vai assistir à palestra? Como você pode conseguir e manter a atenção dos presentes? Essas e muitas outras questões precisam ser pensadas. Reúna o máximo de dados que puder e, a partir disso, comece a estruturar sua apresentação de forma a adequar o conteúdo ao público que vai recebê-lo.

Não se esqueça de ser original. Provavelmente alguém já falou sobre esse assunto antes de você. Provavelmente as pessoas na palestra já viram outras apresentações com o mesmo tema. E agora? Como você vai se diferenciar? Use experiências pessoais para ilustrar o que fala, pode até imprimir uma pitada de exagero. Mas deixe a sua marca, caso contrário você vai ser só mais do mesmo. O autoconhecimento pode ser de grande ajuda para isso.

Já se preparou? Ótimo. Agora ensaie. Você não precisa decorar cada palavra que vai dizer, mas é bom ter um roteiro pré-estabelecido para não se enrolar depois. Pratique os temas, apresente para familiares e amigos antes e encoraje-os a fazer perguntas, de forma que você saiba como lidar com as mais variadas situações que possam vir a ocorrer. Sempre ensaie.

Pode fazer graça? Pode. Aliás, é até melhor. Quebre o gelo. Tempere sua palestra com uma boa dose de humor. Faça uso de situações cômicas do cotidiano que envolve o tema apresentado. Fazer o público rir é uma ótima forma de conseguir sua atenção e mantê-la. Mas tenha em mente que pessoas diferentes riem de coisas diferentes. Cuidado para não ofender.

Interaja com o público. Seja durante a palestra ou em um momento reservado para isso ao final, converse com os presentes, ouça perguntas e deixe que as pessoas compartilhem suas próprias experiências. Além de enriquecer a sua apresentação, você pode até aprender alguma coisa.

E aí? Você tem essas habilidades? É possível desenvolvê-las e, para isso, pode contar com a nossa ajuda.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.