Voltar

Cuidado com o perfeccionismo

Cuidado com o perfeccionismo

Qual é o limite entre os benefícios e malefícios do perfeccionismo?

Você busca a perfeição? Se preocupa com os mínimos detalhes e trabalha incessantemente para que tudo dê certo? O perfeccionismo é um traço de comportamento que pode ser bastante benéfico, mas também pode te prejudicar bastante. Até que ponto isso é bom para você?

Se o perfeccionismo vem de dentro, da sua própria vontade, da sua automotivação para ir sempre além e melhorar constantemente, ele é bom. Afinal, está te impulsionando para o seu próprio desenvolvimento. Mas e quando não é exatamente isso que acontece?

Semana passada atendemos um cliente que era bastante perfeccionista, fazia diversas listas de tarefas e cumpria cada uma delas. Tinha ainda planilhas e uma série de outras ferramentas que o orientavam a melhorar em todos os aspectos possíveis. Ao final, conseguindo os resultados perfeitos que tanto queria, conseguiria uma promoção. Mesmo assim, com todos esses incentivos para se desenvolver, ele se sentia angustiado. O que será que estava acontecendo?

Durante a sessão de coaching a resposta veio à tona: essa busca pela perfeição não vinha dele, mas dos anseios e necessidades de seus superiores e colegas da empresa. Você acha que o perfeccionismo baseado em valores que não estão alinhados com os seus pode dar certo? Talvez para a empresa e até para a sua carreira, mas e para a sua felicidade? Como fica o seu bem estar? Como ficam os seus sonhos?

É preciso se conhecer bem. Invista no seu autoconhecimento. Identifique e compreenda bem cada um dos seus valores, descubra quais são seus sonhos e o que você precisa fazer para alcança-los. Se seu sonho é crescer dentro da empresa em que está e o perfeccionismo pode te levar a isso, ótimo. Desde que a motivação venha de dentro, que a vontade pela perfeição surja naturalmente, não que seja imposta ou cobrada. Se precisar de uma mãozinha, pode contar com a gente.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.