Voltar

Para ganhar tempo

Confira algumas dicas para ter mais tempo no seu dia a dia.

Para ganhar tempo

A vida cotidiana está cada vez mais atarefada e tempo livre pode ser considerado um luxo para algumas pessoas. Nossas agendas vivem apertadas e pouco previsíveis, impedindo que façamos boa parte daquilo que é preciso ou desejado. Além disso, sofremos com alguns defeitos bem comuns do ser humano atual: não delegamos funções, não capacitamos e confiamos pouco nos outros, o que nos impossibilita de dividir o trabalho e ter algumas horinhas disponíveis para dedicar a outras coisas. Afinal, o que pode ser feito para ganhar tempo?

O primeiro passo é planejar. Sim, isso é bastante difícil levando em consideração a efervescência cultural e mercadológica do mundo de hoje, mas tente antecipar tudo que puder e estruturar um plano para atingir cada meta, cumprir cada prazo e até mesmo chegar no horário em cada reunião. Quanto menos coisas fora do seu controle, melhor.

Mas e os compromissos pessoais? Planeje também! Inclua nessa lista idas ao cinema, jantares com marido/esposa e até mesmo aquele volta de bicicleta no parque. Pode parecer chato e robótico no começo, mas se programar é um hábito ao qual você se acostuma facilmente e pode fazer toda a diferença no seu dia, seja com um tempinho para jogar videogame com os filhos, seja para dormir aqueles quinze minutinhos a mais toda manhã.

Lembra da falta de confiança que falamos no começo? Trabalhe isso. Tente confiar mais nos outros e delegar algumas tarefas. Pode ter certeza de que não vai cair um meteoro na Terra se você deixar alguém fazer o que você normalmente faz para se focar em outra coisa. Confie mais. Delegue mais.

Desligue o celular. Passamos mais tempo do que imaginamos checando emails, trocando mensagens e acessando as redes sociais pelo celular. Como é um aparelho que, ao contrário do computador, está sempre conosco, fica difícil não dar aquela olhada, mas isso nos rouba um tempo que poderia ser melhor aproveitado. Deixe o celular desligado quando estiver fazendo algo que requeira a sua atenção e procure usá-lo para a sua função primordial: fazer ligações.

Você tem alguma dica para ganhar tempo? Conte para a gente!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.