Voltar

Os erros ao elaborar um plano de negócios

Os erros ao elaborar um plano de negócios

Descubra como evitar erros comuns na hora de criar um plano de negócios.

Para fazer uma empresa crescer, seja ela do tamanho que for, você precisa de um plano de negócios. Informações sobre o mercado de trabalho, finanças internas, produtos e serviços oferecidos, concorrentes, parceiros etc. Cada detalhe é importante. Mas é preciso tomar muito cuidado para não cometer alguns erros, muitos dos quais são mais comuns do que você pensa. A boa notícia é que é fácil prevenir.

Conheça os erros mais comuns e fique longe deles:

Não definir bem o negócio. A primeira coisa que você deve fazer ao elaborar um plano de negócios é ter conhecimento completo do que a empresa era, é e pretende ser. Público alvo, cartela de clientes, área de atuação, comportamento regional etc. Se a marca ainda está começando e você não sabe direito esses detalhes, vale a pena conversar com alguém que tenha mais tempo de estrada.

Deixar a emoção guiar. Sonhar é importante e você deve ter metas e objetivos sem medo de ousar, mas você precisa mantes os pés no chão. É perigoso se apegar ao seu ideal de empresa. Isso pode até satisfazer você por algum tempo, mas não necessariamente vai dar certo no mercado. Uma análise detalhada da realidade e das ações viáveis e rentáveis deve ser colocada no papel.

Ignorar a concorrência. Não adianta pensar que o público virá naturalmente para a sua marca se você colocar os preços um pouco menores. Você deve conhecer muito bem os seus concorrentes e, mais que oferecer preços mais em conta, apresentar produtos e serviços que sejam diferentes, inovadores. Aposte no seu diferencial.

Calcular errado. Sua empresa pode ser audaciosa, moderna e até experimental, mas é aconselhável que o caixa seja conservador. Antecipe prejuízos, faça as contas com exatidão e não cometa nenhum erro. Cada centavo é fundamental para manter o equilíbrio financeiro da marca.

Você já cometeu esses erros ou algum outro? Se sim, que dicas dá para evitar?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.