Para fazer uma empresa crescer, seja ela do tamanho que for, você precisa de um plano de negócios. Informações sobre o mercado de trabalho, finanças internas, produtos e serviços oferecidos, concorrentes, parceiros etc. Cada detalhe é importante. Mas é preciso tomar muito cuidado para não cometer alguns erros, muitos dos quais são mais comuns do que você pensa. A boa notícia é que é fácil prevenir.
Conheça os erros mais comuns e fique longe deles:
Não definir bem o negócio. A primeira coisa que você deve fazer ao elaborar um plano de negócios é ter conhecimento completo do que a empresa era, é e pretende ser. Público alvo, cartela de clientes, área de atuação, comportamento regional etc. Se a marca ainda está começando e você não sabe direito esses detalhes, vale a pena conversar com alguém que tenha mais tempo de estrada.
Deixar a emoção guiar. Sonhar é importante e você deve ter metas e objetivos sem medo de ousar, mas você precisa mantes os pés no chão. É perigoso se apegar ao seu ideal de empresa. Isso pode até satisfazer você por algum tempo, mas não necessariamente vai dar certo no mercado. Uma análise detalhada da realidade e das ações viáveis e rentáveis deve ser colocada no papel.
Ignorar a concorrência. Não adianta pensar que o público virá naturalmente para a sua marca se você colocar os preços um pouco menores. Você deve conhecer muito bem os seus concorrentes e, mais que oferecer preços mais em conta, apresentar produtos e serviços que sejam diferentes, inovadores. Aposte no seu diferencial.
Calcular errado. Sua empresa pode ser audaciosa, moderna e até experimental, mas é aconselhável que o caixa seja conservador. Antecipe prejuízos, faça as contas com exatidão e não cometa nenhum erro. Cada centavo é fundamental para manter o equilíbrio financeiro da marca.
Você já cometeu esses erros ou algum outro? Se sim, que dicas dá para evitar?