Voltar

Terceiro e-talk Endeavor foca no relacionamento das pessoas para criar inovação

O terceiro e-Talk Endeavor, que aconteceu hoje, às 8h30, no Centro Empresarial Rio, teve como tema: “Transformando sua Equipe em uma Tropa de Elite” e contou com a presença do professor José Alberto Aranha, Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, e de Camila Pires, da Indigo – Rede de Desenvolvimento Humano.

José Alberto Aranha

Abrindo o assunto com a palestra “Equipe: Criando um ambiente de inovação”, o professor Jose Alberto Aranha afirmou que um ambiente de inovação é um conjunto de pessoas. Podemos descobrir ideias sozinhos, mas só inovamos se tivermos um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. Ou seja, o processo de inovação é feito por diferentes grupos sociais como pesquisadores, inventores, empreendedores, produtores, comunicadores etc.

Dessa forma, o professor Aranha quis mostrar que a inovação é um processo sistêmico e não linear. Ou seja, não é uma corrida de revezamento, e um jogo coletivo.Para finalizar, ele apontou que em um bom ambiente de inovação os funcionários devem encontrar liberdade, motivação e estímulo. “Inovação é um encontro de pessoas. Elas se encontram e mudam a história. As principais mudanças históricas foram feitas por reunião de pessoas”, finalizou o professor.

Camila Pires

Após um bloco de perguntas e respostas foi a vez da Coach Camila Pires falar sobre gestão do conhecimento. “É hora das organizações trocarem os óculos e olharem o intangível”, assim Camila abriu o tema. Para ela, é importante o relacionamento nas empresas, que devem registrar as preferências e o histórico dos clientes para identificar a necessidade de cada um e oferecer o projeto mais adequado. Além disso, deve-se criar uma rede de parceiros e fornecedores estratégicos para melhorar nos serviços que ainda não são o ponto forte da empresa.

Camila finalizou com 6 dicas para os empreendedores:
1- Pense grande, implante pequeno.
2- Valorize as iniciativas que já existem
3- Não perca o foco do seu contexto.
4- Busque simplicidade
5- Reconheça as pessoas
6- Comece e depois melhore.

Se você não conseguiu ir ao e-Talk, daqui a três semanas o vídeo estará disponível no site da Endeavor. E fique de olho aqui no blog que divulgaremos as próximas edições.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.