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Amizade com chefe ajuda ou prejudica a carreira?

Com a extensão das jornadas de trabalho e o aumento da interação entre as equipes, maiores são as chances de se estabelecer uma relação de afeto entre gestores e funcionários. O fato é que passamos cada vez mais tempo com os colegas de trabalho, superando até a quantidade de horas que dedicamos a nossa família e amigos, sendo assim, inevitavelmente a relação profissional extrapola o ambiente de trabalho e ganha mesas de bares, viagens e festas. Diante dessa realidade, uma pergunta fica no ar: será que a amizade entre gestor e colaborador pode prejudicar a empresa ou o profissional? Ela pode diminuir as chances de um funcionário ser promovido? Pode alterar a decisão tomada por um gestor?

Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com Brasil, com 325 pessoas, revela que 48% dos entrevistados acreditam que a amizade com o chefe pode prejudicar a carreira. Desses 48%, 33% acham que muitos colegas confundem trabalho com vida pessoal e podem achar que aumento de salário ou promoções estão sendo recebidas por conta da amizade e 15% acreditam que os colegas podem olhá-lo de forma diferente. Dos demais entrevistados, 52% acham que a amizade não atrapalha e que ela pode até harmonizar o ambiente profissional.

Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, existem dois casos de amizade no ambiente profissional: aquela em que o profissional é contratado por indicação do chefe, pois já mantém um laço de amizade antigo ou a que se forma por afinidade durante o trabalho. Uma relação extraprofissional pode otimizar processos, facilitar o diálogo e suavizar a tensão do ambiente de trabalho. Por outro lado os laços afetivos podem ser meio caminho para que excessos de intimidade e possíveis favorecimentos venham à tona, gerando mal-estar entre os colegas e até mesmo uma competitividade negativa. “O importante é sempre se manter o bom senso nesses casos”, explica. O especialista dá dicas para que chefes e colaboradores não transformem amizade em pesadelo:

SE VOCÊ FOR FUNCIONÁRIO…

  1. Se você e seu chefe já eram amigos, não exponha nada que possa se transformar em piada, como apelidos ou histórias engraçadas;
  2. Evite fazer comentários do que vocês fazem ou onde vão fora do horário de trabalho;
  3. Não aproveite os momentos de lazer com o chefe para criticar colegas ou fofocar sobre eles;
  4. Cuidado: alguns chefes se aproximam dos subordinados para arrancar informações pessoais. Dependendo do gestor, tudo o que você disser poderá ser usado contra você e não a seu favor;
  5. É preciso colocar sua carreira em primeiro lugar, não tenha medo de desapontar seu chefe/amigo caso surja uma oportunidade em outra empresa.

SE VOCÊ FOR CHEFE…

  1. Muito cuidado com um funcionário que se mostra exageradamente amigo, ele pode estar mal intencionado;
  2. Não abra assuntos estratégicos da empresa nos seus momentos de descontração, isso pode colocar em jogo seu cargo de confiança;
  3. Não misture as coisas: não promova um funcionário só por amizade, ele precisa ter competência para assumir novas funções, se der errado o maior prejudicado pode ser você;
  4. Haja naturalmente com seu amigo/funcionário o suficiente para que a relação de amizade não seja lembrada;
  5. Separe bem as coisas, pois em momentos críticos como uma demissão, por exemplo, você pode se enrolar. Outro situação delicada é a de dar ou receber feedbacks: a crítica pode ser levada para o lado pessoal, e isso pode prejudicar o trabalho.

Fonte: Trabalhando.com

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