Renato Borges e Tercia Victoria:
Mil Dias em Veneza, Marlena de Blasi – Ed. Sextante: A autora evoca as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.
Patrícia Pires:
A Cabana, Carla Neggers – Ed. Harlequin Books BR: Tudo o que a expert em finanças Susanna Galway queria era ter uma vida tranqüila e estável. Mas o emprego de Jack, seu marido, tornava seu sonho impossível. Jack era um policial no Texas e a diferença de estilos começou a atrapalhar a união do casal. Susanna decide, então, deixar o Texas para trás ao lado das filhas gêmeas e parte para as montanhas Adirondacks. Lá, sua tranqüilidade pode estar em risco, pois Alice Parker, ex-condenada que tem contas a acertar com Jack, decide procurá-la atrás de vingança. Com um ritmo alucinante, ‘A cabana’ combina personagens verossímeis com boas doses de ação, suspense e romance.
A Arte da Guerra, Sun Tzu – Ed. Gente : Esta obra traz os treze capítulos originais escritos por Sun Tzu e comentados pelo general chinês Tao Hanzhang. Precisão, timing, manobras estratégia, flexiilidade, liderança, conhecimento dos pontos forte e fraco do inimigo, entre outros, são temas abordados neste livro.
Comunicação em Prosa Moderna, Othon M. Garcia – Ed. FGV: O autor apresenta ao leitor as sutilezas da Moderna terminologia semântica e discute problemas linguísticos e lógicos com os quais se defrontam todos aqueles que se dedicam à escrita, profissionalmente ou não. Com sua experiência, o autor ensina o leitor a pensar de forma coerente, aguçando seu senso crítico. As 80 páginas de exercícios permitirão ao leitor testar seus conhecimentos e aprimorar seu estilo.
50 contos de Machado de Assis – Ed. Cia das Letras: Seja você um aficionado pela obra de Machado ou apenas um entusiasta da boa literatura, a amplitude e sutileza destes escritos, o prazer que se extrai da maneira como as histórias são contadas e da observação de pequenos detalhes vão fazê-lo ler, reler e redescobrir um dos maiores escritores brasileiros.
Encontre Deus na Cabana, Randal Rauser – Ed. Planeta do Brasil : O livro ‘A Cabana’ trouxe à tona muitas perguntas e dúvidas a respeito de como Deus está presente em nossas vidas. O autor e teólogo nos leva a uma jornada através das páginas dessa história e convida o leitor incrédulo.
Contra um Mundo Melhor, Luiz Felipe Ponde – Ed. Leya Brasil: Neste livro, o autor busca tirar a filosofia da sala de aula para debatê-la em praça pública, escrevendo sobre o mundo no século XXI com o objetivo de chacoalhar os leitores e libertá-los da apatia e da neutralidade.
O Essencial de Jesus, John Dominice Crossan – Ed. Jardim dos Livros: Crossan desenha o seu Jesus e chega a um retrato contemporâneo. Este Jesus é um camponês judeu com o senso direto da urgência de Deus que rompe com todas as barreiras sociais.
Transição Planetária, Divaldo Pereira Franco – Leal Editora: Segundo o autor, a humanidade está no limiar da grande transição, em que o planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Nesta obra, os leitores poderão conhecer os mecanismos e as razões da ordem superior da Transição Planetária, em favor das mudanças que promovam o respeito às leis, à ética e a Natureza, transformando o homem num ser integral.
Ana Carolline Sarno Nogueira e Monica Heymann:
Fora de Série – Outliers, Malcolm Gladwell – Ed. Sextante: Neste livro, o autor faz a pergunta – ‘O que torna grandes conquistadores pessoas diferentes?’ Sua resposta é o lugar de onde eles vêm – sua cultura, sua família, sua geração e sua educação.
A Sociedade em Rede, do espanhol Manuel Castells – Ed. Paz e Terra: O livro busca esclarecer a dinâmica econômica e social da nova era da informação. Baseado em pesquisas feitas nos Estados Unidos, Ásia, América Latina e Europa, procura formular uma teoria que dê conta dos efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo.
As seis mulheres de Henrique VIII, Antonia Fraser – Ed. Best Bolso: “Divorciada, decapitada, morta, divorciada, decapitada, sobrevivente’. Assim, as seis mulheres de Henrique VIII – Catarina de Aragão, Ana Bolena, Jane Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr – passaram a ser popularmente conhecidas. Não tanto pelas vidas que tiveram, mas pela maneira pela qual essas vidas acabaram. Da mesma forma, ficaram estereotipadas como a ‘Esposa Traída’, a ‘Tentadora’, a ‘Boa Mulher’, a ‘Irmã Feia’, a ‘Moça Má’, e a ‘Figura de Mãe.
Criando Magia, Lee Cockerell – Ed. Sextante: Neste livro, Lee revela as 10 estratégias de liderança que empregou à frente do Elenco, então com 40 mil integrantes, para garantir uma experiência especial e inesquecível a cada um dos milhares de visitantes dos parques e resorts da Disney World. O sucesso desses princípios foi tão grande que eles passaram a constituir a base da cultura da empresa. Combinando conhecimentos empresariais com histórias vividas nas quatro décadas em que atuou também em outras grandes organizações, ele ensina profissionais de todas as áreas e dos mais variados níveis de liderança a incorporar qualidade, caráter, coragem, entusiasmo e integridade ao ambiente de trabalho e à própria vida.
Vera Jacques:
O Paradoxo da Escolha, Barry Schwartz – Ed. Girafa: Neste livro, Barry Schwartz nos mostra como o crescimento assustador do universo de escolhas tornou-se, paradoxalmente, um problema e não uma solução. ‘O paradoxo da escolha’ trata das escolhas com que nos deparamos em quase todas as esferas da vida – educação, carreira, amizade, sexo, relações amorosas, criação dos filhos, práticas religiosas e o consumo em geral. Mas Schwartz também deixa claro que não está dizendo que a escolha não melhora nossa qualidade de vida. Ela permite controlar nosso destino e quase sempre conseguir exatamente o que queremos de qualquer situação.
Histórias Intimas, Mary del Priore – Ed. Planeta do Brasil: Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque ‘a concentração de calor na região lombar’ podia excitar os órgãos sexuais. E nos momentos a sós – geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos -, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Casos íntimos são narrados por Mary del Priore. Em ‘Histórias Íntimas’, ela procura mostrar como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados no mundo contemporâneo.
Roseli Martins:
Sincero, Jurgen Schmieder – Verus Editora: Neste livro, o jornalista Jürgen Schmieder mostra sua tentativa de ser, por quarenta dias, absolutamente sincero, no casamento, na declaração de imposto de renda e até no pôquer com os amigos e consigo mesmo. O resultado foram hematomas, noites dormidas no sofá, vários insultos e uma amizade quase perdida. Algumas vezes ele se sentiu livre e corajoso; outras, deprimido e inseguro. ‘Sincero’ pretende fazer com que o leitor reflita sobre as mentiras contadas no dia a dia.
A Alma da Liderança, Deepak Chopra – Ed. Rocco: A liderança pode ser vista como uma jornada evolutiva. E as voltas e reviravoltas quando se está neste lugar podem ser imprevisíveis e gerar conflitos. Mas é possível traçar um mapa que capacite todos a atingir o potencial para a grandeza com mais consciência e sabedoria. Em ‘A alma da liderança’, Deepak Chopra dá dicas para aqueles que desejam se tornar líderes no século XXI. Através do acrônimo L-E-A-D-E-R-S (líderes, em inglês), ele procura mostrar como cada letra aponta para um aspecto-chave capaz de gerar resultados. Para o autor, grandes líderes são aqueles que conseguem responder por suas próprias necessidades e também as dos outros, a partir de níveis altos de moral, com visão, criatividade e senso de comunhão com as pessoas.
A Volta por Cima, Fernando Sabino – Ed. Record.
Nascido para Correr, Cristopher Mcdougall – Ed. Globo: Este livro conta a história de um esportista que, ao sentir constantes dores nos pés, consulta um especialista que diz que o corpo humano não foi projetado para exageros. A partir dessa sentença, o autor começa a procurar respostas para suas perguntas, que além de laboratórios, incluiam a visita a tribo de índios Tarahumaras, os maiores corredores do mundo.
Gloogled, Ken Auletta – Ed. Agir: Para entender como funciona o Google e o que ele representa, Ken Auletta entrevistou seus fundadores e seu CEO, além de seus principais colaboradores, resultando na história da empresa considerada revolucionária da busca na Internet. O autor também conversou com representantes da ‘velha mídia’, procurando saber melhor o que a influência do Google pode significar para o futuro.
Porque os Homens Amam as Mulheres Poderosas, Sherry Argov – Ed. Sextante: A autora com este manual pretende explicar por que os homens amam as mulheres poderosas. A partir de entrevistas, a autora descobriu as principais atitudes que diferenciam as mulheres boazinhas das poderosas e as reuniu neste livro. Com histórias e exemplos práticos, a autora procura ensinar o que a leitora precisa saber para deixar os homens aos seus pés.
O Investidor Inteligente, Benjamim Graham – Ed. Nova Fronteira: Em ‘O investidor inteligente’, Benjamin Graham mostra que todo investidor inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento do mercado e, acima de tudo, uma visão de longo prazo.
Boa leitura!
O Mundo em Desordem – Liberdade versus Igualdade – Vol. 1 – 1914-1945. A revolução Francesa tinha uma mensagem tripartida: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Editora Record. O estandarte tríplice está na raiz das duas grandes “famílias” políticas contemporânea. O “partido dos liberais” apoderou-se do principio da liberdade, traduzindo-o sob a forma dos direitos individuais. O “partido dos socialistas” apoderou-se do principio da igualdade, convertendo-o numa plataforma de direitos coletivos econômicos e sociais. A história política contemporânea pode ser narrada como uma competição entre os “partidos” para moldar as sociedades segundo um principio preponderante. Esse é o interessante tema desse livro.
Nesse momento estou lendo “How to be a star at work” , Robert E. Kelley, PhD at Carnegie Mellon University. Um livro que mostra que estrelas são “produzidas” e não nascem prontas, como identificar estrelas em seus times e apresenta 9 estratégias para tornar-se parte do seleto grupo das estrelas.
Olá Renata, eu não conhecia o livro. Valeu pela dica!
Um abraço
Joseana Pereira