Voltar

Empreendedor ou Funcionário? Click Coaching

Hoje abordo o tema, empreender ou seguir com vínculo empregatício em uma empresa.

Essa é a questão que o André encaminhou para [email protected], mas também é a dúvida que tenho escutado de muuuuuiitas outras pessoas que nos procuram em busca de aconselhamento de carreira.

Muito se fala de empreendedorismo, e as condições do país nunca foram tão favoráveis como as que vivenciamos hoje. Então, natural que essa opção surja com mais frequência entre as diferentes possibilidades de carreira que enxergamos.

Mas a questão que se deve avaliar aqui vai muito além do ambiente externo, na verdade, começa em nós mesmos, no nosso perfil, nos nossos valores e no que nos motiva.

Passa também, pela nossa disponibilidade para fazermos tudo “sózinhos”, pela nossa energia para conduzirmos um projeto de demandante execução no curto prazo, mas de retorno no longo prazo.

Também passa pela crença nas nossas escolhas e pela ciência de que essa opção deixa para trás uma série de benefícios e “garantias” que temos em uma relação CLT, sem contar o status, o sobrenome corporativo e outras coisinhas mais que “perdemos”. Caso enxergue mais perdas do que ganhos, vale a pena voltar ao início da reflexão…

Assim, sugiro que inicie sua reflexão respondendo às seguintes perguntas:

  • Como surgiu a idéia de empreender? Identificação de uma opotunidade ou por necessidade? Quais são seus motivadores?
  • Sendo por necessidade, você já avaliou outras possibilidades alinhadas com o tipo de atividade que tem hoje?
  • É necessário fazer uma análise dos riscos envolvidos, você já listou os riscos e pontos de atenção?
  • Sendo por oportunidade, você compartilhou essa idéia com outros empreendedores? É realmente uma idéia inovadora?

Seria bom ter uma visão mais clara da sua situação atual. Sugiro que faça um SWOT. Essa ferramenta considera para análise do ambiente interno (você), suas Forças e Oportunidades. Quando olhamos o ambiente externo, ela remete à avaliação das Fraquezas e Ameaças.  Por isso, é também conhecida como Matriz FOFA.

Ao final desse exercício, você perceberá o ganho de clareza que terá sobre a situação, sobre as possibilidades e sobre as ações que terá que colocar em prática.

Não deixe de contemplar nessa análise suas questões pessoais e profissionais, as competências que apresenta e as que deve desenvolver, sua rede de contatos, sua situação financeira e familiar, por exemplo.

Depois de pensar em tudo isso, caso realmente decida partir para empreender é hora de planejar, quanto mais investir tempo no planejamento desse negócio, menores serão os riscos. Eles sempre existirão, mas melhor será se você se antecipar à eles.

Portanto, capriche na construção do Plano de Negócios e mapeie toda a sua rede de contatos. “Quem tem amigos, tem tudo!”,  já ouviu essa frase? Pois é, quando partimos para empreender, descobrimos o seu mais profundo significado.

Desejo sucesso ao André e a todos que optarem por empreender. Aos que se animarem, voltem para compartilhar seus resultados, ok?

Sorry, there are no polls available at the moment.

Não percam o comentário da segunda que vem! Quer participar? Mande sua questão de carreira para [email protected].

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

4 Comentários