Voltar

Desapego gente!

Não costumo ler horóscopo. Mas hoje de manhã, enquanto esperava uma amiga que acompanhei à uma consulta médica, li o que a Claudia Lisboa publicou para o signo de aquário no O Globo, um jornal carioca. Isso mesmo, sou aquariana… vivo no mundo dos sonhos… risos.

Lá estava: “Ao escutar com generosidade o que dizem os outros, irá compreender o que eles querem dizer e acabam não conseguindo”. Na hora achei a frase um pouco vazia, sem nenhuma grande revelação do que seria o meu dia.

Mas, no fim da tarde já comecei a achar que a coluna havia “mandando” uma mensagem para mim, só para mim, independente dos milhares de leitores do jornal.

Hoje recebi uma crítica feita a um projeto pessoal meu que, na hora, me deixou muito chateada. Achei que a pessoa não se preocupou em ser cuidadosa e fazer uma “crítica construtiva”. 

Pois é, aí está a questão. Crítica é crítica e pronto. Temos que nos desapegar do que já foi feito, do esforço que colocamos para realizar  determinada tarefa, da paixão que adicionamos a um projeto que, quase, faz com que gravemos aquilo em pedra. 

Eu fiquei tão focada em proteger aquilo que ajudei a construir e estou apaixonada, que não fui generosa com a pessoa que estava ali oferecendo aquela crítica. Não fui generosa porque não compreendi o que a pessoa estava tentando me dizer. Não fui generosa porque não “facilitei” as coisas para que ela fizesse a crítica.

Só mais tarde percebi e me dei conta do quanto eu, simplesmente, não ouvi, embora tenha escutado. Só depois reconheci que a pessoa teve um enorme trabalho e coragem para criticar e que, obviamente, sua intenção era nada mais, nada menos que contribuir para que eu fique cada vez mais apaixonada por esse meu projeto pessoal. Ela foi cuidadosa sim e muito! Disse o que muitos talvez já tenham pensado e nunca me disseram.

Um “simples” horóscopo diário me fez lembrar de coisas que eu já sabia, mas que por algum motivo não soube colocar em prática nessa manhã: desapego é a palavra, mudar é a ordem, flexibilizar é a forma e agradecer é a gentileza que não devemos esquecer nunca.

Desapego gente!

Claudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

4 Comentários

Olá Claudia,
Muito interessante este artigo. Sem dúvida, receber uma critica não é facil, ou melhor, depende do tamanho do apego que foi gerado com o que está sendo criticado. Mas, a critica é fundamental para o desenvolvimento! Parabéns por olhar desta forma e compartilhar sua visão com os leitores!

Pois é Guilherme,
Acabamos nos apaixonando por nossos projetos pessoais, porque também é uma forma de termos energia para colocá-los em prática, mas o cuidado é para que essa paixão não nos deixe cegos e acabe nos impedindo de evoluir o que já construímos.
Obrigada pelo comentário e atenção.

Fiz coaching durante um tempo com o Carlos Diz e ele falava muito da Escuta Ativa.
Acho que tem muito de desapego e saber ouvir.
Aqui no trabalho costumo falar isso, as pessoas costumam falar que o chefe não sabe dar feedback.
Não discordo, mas pergunto: Será que nós sabemos receber feedback?

Perfeito André!
Acho mesmo que não sabemos receber feedback, talvez pq às vezes seja mesmo difícil, ou pq não temos o hábito ou por questões culturais, ou por qq outra razão. Mas, é fato que a prática da escuta ativa é um caminho para aprendermos a dar e receber feedback e é fato, também, que quem já teve a oportunidade de fazer coaching, descobre isso naturalmente.
Obrigada!