Voltar

Escolho Valores ou Dinheiro? Click Coaching

Escrevo hoje sobre um impasse que muitas pessoas já se depararam e tantas outras viverão: trocar ou não de empresa quando há sérios conflitos de valores, mas também há muito a perder financeiramente. Essa foi a questão enviada pelo José, que escolhi para comentar no post dessa semana na sessão Click Coaching.

Começo perguntando qual é o significado de “valor” para você? Quais valores você mencionaria como aqueles que não abriria mão nas suas relações?

Caso ganhar dinheiro, ou algo similar, tenha aparecido na sua lista, pergunto qual motivo o leva a desejar esse acúmulo de dinheiro? É importante reconhecer que ganhar dinheiro é, obviamente, muito bom, mas nunca por si só e sim pelo significado que isso tem para você.

Um segundo grupo de reflexões, compreende o ambiente:

  • Quais valores essa empresa comunica como sendo os seus?
  • Quais os que você percebe como prática consistente dos gestores e funcionários em geral?
  • Você percebe incoerência entre esses dois conjuntos de valores?
  • Essa incoerência, se você a percebe, é praticada somente pelo gestor em questão ou pela maioria dos gestores e colegas de trabalho?
  • Como você se sente vivenciando essa situação?

Um cuidado que você deve tomar é não generalizar, para não tomar uma decisão de saída brusca por causa de uma pessoa quando, por ventura, o ambiente em geral lhe é agradável. Essa reflexão o ajuda a contextualizar a situação para, só então, pensar em quais são as suas possibilidades.

Essas possibilidades devem estar alinhadas com o que você pretende alcançar. Quais são os objetivos que você deseja alcançar no médio e longo prazos? Aonde quer estar e como espera se perceber? Na sequência, tente responder, o quanto a empresa que você está hoje contribui para esse caminho. Quanto tempo essa expectativa financeira que você menciona se realizará nessa empresa? Caso as respostas não o “agradem”, pense quais são as outras possibilidades que você visualiza para resolver a questão:

  • Mudar de área dentro da mesma empresa?
  • Mudar de empresa?
  • Quais são as minhas perdas e ganhos com uma mudança?
  • Ficar na empresa e repensar a forma como você se comunica e interage com as outras pessoas?
  • Ficar na empresa entendendo que, mesmo com um forte conflito de valores, tenho energia e condições para “aguentar” o prazo que preciso até que essa realização financeira aconteça?
  • Caso positivo, que medidas posso colocar em prática durante esse tempo, de forma a planejar essa mudança?
  • Que outras possibilidades identifico que, uma vez escolhidas, me levarão ao alcance dos meus objetivos?

Espero que você possa refletir sobre as perguntas acima, avaliar, ponderar e escolher o melhor caminho para você, pois sabemos que só você poderá decidir o que é melhor para você. Sabemos, também, que não há resposta certa nem errada,  nem tão pouco perfeita, só aquela que você enxerga como a melhor possível para a realização futura dos seus objetivos maiores.

José, seja genuíno ao fazer as perguntas e ao respondê-las e você saberá qual é a melhor escolha, hoje, para você!

Quer contribuir com a reflexão do José e enviar sua visão sobre essa questão? Deixe aqui seu comentário! Na próxima segunda uma nova questão, novas reflexões.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

2 Comentários

Temos uma plastificação dos valores, assim como da palavra sucesso.
A mídia e a sociedade vendem que sucesso é ser rico, trabalhar horas, ter um smartphone, viajar muito a trabalho e por aí vai.
Eu larguei tudo isso apenas para ter mais tempo para mim.
Ter mais tempo sempre foi um valor importante e hj me sinto muito bem recompensado por isso.
Agora, nem todos entendem as opções que damos as nossas vidas.
Bela reflexão.

Ótimo André!
Concordo totalmente! A mídia vende tudo isso e nós acreditamos, avaliamos o outro por esses critérios e nos cobramos se não chegamos “lá” ainda. Cruel, né?
Mas cada vez mais pessoas estão fazendo escolhas como essa sua, seja por que querem mais tempo, ou desejam fazer algo novo e diferente, ou pq querem menos pressão, escolhem cuidar mais dos filhos ou, ainda, uma mistura desses e outros motivos.
Parabéns por ter refletido e decidido. Fico feliz que tenha sido uma acertada opção.
Volte sempre, tá?
Obrigada!