projeto de carreira com nome e sobrenome
Voltar

Projeto de carreira com nome e sobrenome? Cuidado!

Ao projetar mudanças na carreira, há que fique apegado a uma ideia fixa. Assim, logo no primeiro passo já fazem um projeto de carreira com nome e sobrenome. Acontece que não é assim que funciona.

Um projeto de carreira deve contar com objetivos e metas, porém, eles não devem ser engessados. Fazer uma mudança e persegui-la não tem nada a ver com certezas consolidadas.

Quando iniciamos novos projetos, independente se eles envolvem sua carreira ou toda a sua vida, ter ideias muito fixas pode atrapalhar a sua jornada. Vou explicar o porquê.

Leia também: Em casa de ferreiro, o espeto é… o mais afiado possível

Como iniciar uma jornada de transformação

Em primeiro lugar, você deve se colocar em um papel de observador. É preciso perceber o seu momento pessoal, a maneira como você amadureceu pelas últimas experiências e em que ponto você está.

Também é válido observar o ambiente que você está agora. O que esse ambiente te oferece agora? Como ponto de partida, para onde você pode ir? Quais os movimentos que você pode assumir?

Outra coisa que você deve ficar atento é àquilo que não é dito. Sim, as críticas e os elogios estão por toda parte. Mas, antes de mais nada, ouça você mesmo, e preste atenção naquilo que poucos mencionam. Ali pode morar uma oportunidade!

Então, em um primeiro momento, deixe de lado o seu projeto de carreira com nome e sobrenome. É assim que você fica aberto para a melhor chance de crescimento e mudança satisfatória!

Ajustando seus desejos à realidade

Quanto mais descobertas você puder fazer sobre si mesmo e sobre o que está disponível para você a curto, médio e longo prazo, melhor!

É aí que você pode retomar o seu projeto de carreira com nome e sobrenome. O perigo é que você limite tanto a sua perspectiva que perca boas oportunidades.

Passada essa fase, reflita se continua fazendo sentido a sua intenção inicial. Se a resposta for sim, você já tem um bom parâmetro para perseguir esses objetivos.

Muitas vezes, o profissional faz ajustes em sua rota após essa profunda reflexão. Pode ser que nesse processo você precise dar outro nome e sobrenome para o seu projeto, afinal, os nomes originais já não refletem a proposta que você moldou.

Não tenha medo de mudar de ideia. É possível até mesmo colocar o projeto antigo em uma incubadora, deixando reservado para uma outra ocasião.

Somente o processo de BUSCAR oportunidades permite você ENXERGAR aquilo que de fato é importante para sua vida e carreira. Assim, você pode TRANSFORMAR o projeto em ação e ALCANÇAR a mudança que procura.

Esse processo de buscar, enxergar, transformar e alcançar é cíclico e contínuo rumo às mudanças que fazem sentido para o desenho da sua vida e carreira.

O mundo tão volátil e rico em oportunidades pede que o profissional fique sempre em modo BETA, ou seja, em aprimoramento contínuo, em busca de sua melhor versão.

E agora você deve estar se perguntando: quando é o melhor momento para começar? Garanto para você que é AGORA MESMO. A resposta é sempre o agora!

Para começar uma verdadeira transformação na sua carreira, convido você a conhecer a Mentoria Beta. É um programa totalmente personalizado onde ensino você a colocar em prática tudo aquilo que absorvi em 25 anos desenvolvimento de pessoas e organizações.

Para saber mais, clique aqui: Mentoria Beta

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print