Voltar

Quando falta equilíbrio

Imagem: Stella Tesori

Quais são os sinais de que a sua vida está desequilibrada?

Que é importante saber balancear a vida profissional com a pessoal você já sabe – ou pelo menos deveria. Afinal, os problemas de uma têm impacto negativo direto na outra, assim como fatores positivos podem fazer bem para os dois lados. Portanto, manter o equilíbrio faz bem para a saúde do corpo, da mente e da carreira. Ajuda você a se sentir feliz.

Mas e quando as coisas começam a sair dos trilhos e perder o controle? O ano ainda está no começo, mas já atendemos uma série de clientes que estão tendo dificuldade para conciliar casa e escritório, amigos e colegas, família e chefe.

Lidamos com pais que querem passar mais tempo em casa e acabam negligenciando algumas tarefas do trabalho; pessoas que estão crescendo na carreira, mas deixando de lado a família; outros que têm trocado os amigos por novos contatos profissionais…

Infelizmente, quando nos damos conta do desequilíbrio, o trem já está descarrilado. Então como evitar que isso aconteça? Há alguns sinais que indicam a falta de um balanceamento saudável. Em uma matéria do caderno Boa Chance, do jornal O Globo, que contou com colaboração de nossa chef Claudia Klein, ela aponta alguns sintomas. Percebendo algum deles, ligue o alerta e veja o que pode ser feito para voltar aos trilhos ou ajudar alguém que esteja perdendo o controle.

Vamos conhecer esses indícios?

Não tirar férias: deixar acumular, vender para a empresa ou não tirar o período completo.

Perder momentos sociais: faltar aniversários de amigos, almoços em família ou mesmo happy hours em prol de compromissos profissionais.

Conectividade exagerada: um profissional sempre conectado sentirá vontade de sempre responder a e-mails e mensagens, não importa quando ou onde esteja.

Não cuidar da saúde: deixar de lado a prática de exercícios físicos e não prestar atenção na alimentação, por exemplo, podem comprometer a saúde e o desenvolvimento profissional mais para a frente.

Noites mal dormidas: uma pessoa estressada com o trabalho, que não consiga se desligar dele, pode passar noites em claro, prejudicando tanto vida pessoal quanto carreira.

Falta de hobby: não ter curiosidade para aprender algo sem relação com o trabalho pode ser sinal de obsessão com a carreira.

Você percebe em você ou alguém próximo algum desses sinais? Se a resposta for positiva, é melhor prestar atenção e rever o planejamento de vida e carreira. Não há equilíbrio se um atropelar o outro.

Para descobrir as melhores formas de conciliar vida pessoal e profissional, conheça nossos serviços de coaching. É só entrar em contato para saber mais.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.