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Pensar estrategicamente: o que isso significa?

Maria Ribeiro

Maria Ribeiro tem experiência em treinamento em desenvolvimento, com atuação em empresas no Brasil e no exterior, principalmente na indústria de óleo e gás. É formada em Pedagogia pela UFF, com mestrado em Educação e Tecnologia pela UFRJ. Terminou recentemente um MBA em Administração pela Robert Kennedy College.

 

 

Imagem: Maxres Defeault

O pensamento estratégico, para Maria Ribeiro, é enxergar além.

O que significa estratégia? Bom, podemos enumerar todos os conceitos, seguindo os gurus, falando dos célebres nomes que temos no mercado, como Porter, Kaplan e Norton, Burgelman, dentre outros conhecidos. Mas, prefiro usar a metáfora da caixa. Isso mesmo, conceituar estratégia com a simples ação de sair da caixinha, pode até ser uma preta, depois explico o porquê. Estratégia é moldar o futuro, ir além, pensar lá na frente. Alguns autores apostam no lado mais criativo do conceito, outros em planejamento e também em um aspecto analítico. Contudo, o importante é chegar a um equilibro. Pode-se ter a mistura dos três, considerando que se quer um bom resultado final. Mas como fazer isso?

Temos ferramentas, métodos e metodologias que podem nos ajudar a traçar, montar uma estratégia. É preciso antes se perguntar: onde quero chegar? Ao escolher, definir uma é preciso pensar nos desafios do mercado e do momento, nos riscos e no que se quer atingir em um determinado tempo. Lembremos sempre que o mercado é dinâmico, que as situações mudam, que temos “os picos e os vales”, que nada na vida é para sempre. Então, preste sempre atenção ao que está acontecendo ao seu redor, perceba os movimentos internos e externos, como estão as relações com os clientes e os fornecedores, quais são as novidades do mercado e o que está acontecendo na sua área de negócios. Dará um bom indício de como as coisas andam – se estão bem ou nem tanto assim.

A estratégia pode resolver tudo? Talvez sim, talvez não, mas ela pode mostrar o caminho, dar indícios e promover uma revisão e uma análise real da situação. Pode dar os passos para uma mudança futura, para uma oportunidade e abrir portas para uma nova relação interna ou externa com um cliente, um novo ar ao contexto do negócio e novas chances de crescimento. O caminho é olhar a situação com calma, falar sobre ela com outras pessoas (às vezes ajuda se ela for de fora do contexto, um olhar diferente), pesquisar sobre o mercado, olhar organogramas, rever índices e aprender sobre eles, conhecer as pessoas que estão envolvidas, estudar o conteúdo da mudança que se quer promover.

Para terminar, preciso explicar a tal da caixa. Estar na caixa preta significa estar completamente no escuro, sem ter qualquer perspectiva de mudança, não enxergar nem um palmo na frente do nariz. E, quando se sai da caixa e se vê a luz, imediatamente se fica cego, perdido. Óbvio? Para algumas pessoas, sim. Para outras, não. Então, pensar estrategicamente significa pensar além da luz que cega, entender que uma coisa leva a outra, que tudo está relacionado e que as grandes oportunidades aparecem nestes momentos de planejamento, questionamento e análise. Podemos incluir nos momentos de mudança, de risco também. Saia da caixinha e promova as mudanças que gostaria de alcançar e mesmo aquelas que são necessárias para sobrevivermos ao momento que o mercado se encontra.

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