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Comédia e empreendedorismo

Comédia e empreendedorismo

Tina Fey e Amy Poehler, duas das humoristas mais bem sucedidas do mundo.

Vai empreender? Para isso você já sabe que é preciso criatividade, determinação, disciplina e, claro, que pode contar com o nosso apoio. Mas já parou para pensar que comediantes podem ser uma excelente fonte de inspiração?

Quem trouxe este pensamento para nós foi um cliente que está em busca do sonho de abrir seu próprio negócio e leu este post no Jornal do Empreendedor. Ele disse que se identificou bastante e resolvemos compartilhar também com você.

Afinal, o que será que empreendedores e comediantes têm tanto em comum?

Os dois lidam bem com o fracasso. As coisas deram errado? Tudo saiu do controle? Falhou? Você pode até sentar em um cantinho, se encolher e chorar, mas que bem isso vai trazer? O fracasso pode ser tão – ou até mais! – enriquecedor quanto o sucesso. Um comediante, ao fazer uma piada que não arranca risos do seu público, busca identificar os problemas dela, como torná-la mais engraçada ou mesmo considera trocá-la por outra melhor. Afinal, é caindo que se aprende a levantar. Que lições você pode tirar de cada revés?

Escritório tradicional? Será? Aquela máxima que prega “10% de inspiração e 90% de transpiração” pode até ser verdade, mas convenhamos: você não vai ter como transformar uma ideia em ação sem antes tê-la. Se você consegue ter boas ideias em uma baia de escritório, ótimo, mas será que um pouco mais de independência não pode ser bom para estimular seu raciocínio e criatividade? Siga seu próprio caminho.

Você acha que um comediante que não conheça bem o seu público vai conseguir gargalhadas? Antes de fazer um show em uma nova cidade, por exemplo, é natural que o humorista pesquise as particularidades desse povo, o que aconteceu recentemente em âmbito local, e trabalhe firme para extrair graça disso tudo. Conhecendo o público, é possível entregar um trabalho mais assertivo e personalizado. Para um empreendedor, é o mesmo: que produto ou serviço você pode oferecer que vá conquistar o público?

É preciso dedicação. Muita. Lembra quando falamos sobre a importância de aprender com os fracassos? Dificilmente alguém já nasce engraçado e fazendo todo mundo rir: é preciso aprender a dar o tom certo para cada piada, pensando em cada situação, cada tipo de pessoa que vai estar assistindo, tudo. Da mesma forma, dificilmente você vai chegar ao sucesso num piscar de olhos. Mas não vale desistir no primeiro tropeço. Use cada erro em favor do seu sonho.

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