Voltar

Home office eficiente

Home office eficiente

Saiba como garantir a produtividade mesmo trabalhando de casa.

Você sabia que de acordo com o último censo realizado pelo IBGE, mais de 30 milhões de brasileiros já aderiram ao home office? Seja por comodidade, para passar mais tempo com a família ou até conciliar mais de um emprego, trabalhar de casa é cada vez mais comum no país. Você já fez isso? Faz? Pretende fazer?

Nem precisamos recorrer ao IBGE para acompanhar o crescimento do home office: isso está se tornando bastante comum entre nossos clientes também. Seja de forma integral ou apenas alguns dias na semana, há algumas medidas que você pode adotar para garantir a produtividade. Vamos dar uma olhada?

Em que horário você tem mais disposição? De manhã? Tarde? Noite? Até mesmo madrugada? Trabalhando de casa você tem flexibilidade para estruturar os seus horários de forma a estimular a sua produtividade. Tire o máximo proveito do seu relógio biológico. Só tenha o cuidado de respeitar prazos e estar sempre presente em eventuais conferências virtuais. O ideal é estipular um horário fixo.

É preciso saber priorizar. Trabalhando de casa, tendemos a fazer escolhas mais confortáveis, mas não faça apenas as tarefas fáceis e empurre as complexas com a barriga. Ainda que você não esteja no escritório, mantenha uma postura como se estivesse: encabece uma lista de afazeres com as tarefas mais importantes e, uma a uma, cumpra-as. “Comprometer-se formalmente com prazos de entrega ajuda a cumpri-los. A tecnologia pode ser uma grande aliada, como aplicativos para gerenciamento de atividades,” disse nossa chef Claudia Klein em colaboração para a matéria “Seis regras simples garantem a produtividade no home office”, no portal UOL Mulher.

Converse com seus familiares, amigos e vizinhos e deixe bem claro seu horário de trabalho, pedindo por privacidade e respeito. Não é porque você está em casa que está disponível o tempo todo. É preciso que as pessoas ao seu redor entendam isso, então deixe isso bem claro. É preciso encontrar um equilíbrio saudável.

Falando em equilíbrio, não é porque você está em casa que deve trabalhar mais ou menos do que faria se estivesse no escritório. É preciso balancear bem vida pessoal e profissional, independente de onde você esteja trabalhando. Claudia Klein, na matéria, lembra que “isso inclui dormir bem e evitar os excessos. Essas atitudes são fundamentais para qualquer um que deseja produzir mais”.

Tal como no ambiente da empresa, é preciso fazer pausas. A cada 1h30 de trabalho é saudável que você pare por 10, 15 minutos. Pode ver um pouco de televisão, brincar com os filhos, levar o cachorro para passear. Mas lembre-se que, como não vai ter ninguém te monitorando, é preciso ter muita disciplina e comprometimento.

Já que vai trabalhar de casa, dá para levar o computador pra sala e fazer tudo lá mesmo, não é? Não. Reserve um espaço exclusivo para você trabalhar, um ambiente imune a distrações e interrupções. Apesar de você estar em casa, é muito importante evitar que vida pessoal e profissional se cruzem durante o seu horário de trabalho. Mantenha a organização.

Conheça nosso Programa Salada Corporativa de Coaching de Carreia e descubra como você pode se valer de sua personalidade e experiência para fazer home office com a máxima eficiência. Fale conosco!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.