Começar uma empresa nem sempre é uma tarefa simples. Mesmo com uma boa ideia na cabeça, a execução e a passagem para a prática precisam de cuidados, principalmente na área financeira. Saber controlar os gastos e investimentos na fase inicial é fundamental para a vida útil de um novo negócio.
A escolha do ambiente físico de trabalho é um dos pontos cruciais. Saber onde ficará seu escritório, qual o valor do investimento, taxas e outros gastos são coisas que devem ser postas no papel antes de qualquer decisão. Acompanhe algumas dicas de como sair desse momento importante sem prejudicar o novo empreendimento:
Localização
A localização vai dizer muita coisa sobre o seu negócio, especialmente para novos clientes. No entanto, como estamos lidando com um orçamento baixo, inicial, a dica aqui é não se importar tanto com esse pré-julgamento. Um imóvel em um bairro sem característica comercial ou com dimensões menores é bem mais barato, e ideal caso não seja um ramo em que você traga clientes para visitas.
Divisão de ambientes
Uma boa alternativa no início é dividir o ambiente com outra empresa. Algumas listas de imóveis em SP oferecem escritórios a serem divididos por várias empresas, ou seja, espaços maiores e salas amplas com uma recepção em comum. Essa pode ser uma saída econômica para o início de seu negócio.
Controle de gastos
– Escolhido o ambiente, é hora de pensar em gastar a menor quantia por mês. Coloque na conta mensal, além do aluguel, IPTU e outras taxas do escritório, os valores de manutenção e contas básicas como água, luz, telefone, Internet e etc.
– Procure organizar o escritório de maneira simples nesse período de start. Economize com mesas amplas para encaixar os funcionários, baias e deixe o luxo para quando as coisas já estiverem consolidadas.
– Se for investir em uma conferência ou feira de negócios para seu time, uma alternativa econômica é fretar um ônibus e, dependendo da duração do evento, até alugar uma casa por temporada para não gastar tanto com hospedagem em hotel.
– Se a sua equipe for maior que o espaço, adote o rodízio de home office para os colaboradores. Assim, você economiza na organização do ambiente e não deixa seu escritório apertado.
O início de uma empresa nunca é fácil. Adote essas dicas para seu primeiro escritório e pense sempre em alternativas para controlar os gastos.
*Conteúdo de responsabilidade total e irrestrita de Edison Katsumi Miyada Junior.