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Mentirinhas inocentes não fazem mal a ninguém… Será?

Mentirinhas inocentes não fazem mal a ninguém... Será?

Imagem: Innovation Engineering Laps

Que atire a primeira pedra o profissional que nunca pediu à secretária ou a algum colega que atendesse ao telefone e dissesse que estava em reunião, mesmo sem estar. Qual é a vantagem de postergar algo que precise ser resolvido? As tarefas só vão se acumular e o trabalho, ficar mais complicado.

Se há realmente muita coisa a fazer e atender a algum chamado ou realizar outra tarefa vá atrapalhar prazos prioritários, não existe a menor necessidade de inventar desculpas. Basta dizer a verdade. Um “estou ocupado, mas resolvo essa questão assim que terminar esses afazeres” dá muito mais credibilidade que um “atende aí e fala que eu estou em reunião”.

Inventar mentiras para mascarar alguma verdade inconveniente não leva ninguém a lugar algum. Não positivo, pelo menos. A ausência da verdade pode arruinar relações trabalhistas, uma vez que corrói a confiança e põe na berlinda questões como ética, responsabilidade e mesmo respeito pelo próximo.

Se alguém – ou até um departamento inteiro – depende do seu trabalho e você sabe que não o terminará a tempo do combinado, não invente historinhas para tentar conseguir mais dias ou horas. Simplesmente diga a verdade. Isso dará aos outro tempo para se preparar, bolar um plano B ou mesmo a chance de tentar um prazo maior. Consequentemente, em vez de achar que você é irresponsável, vai lhe admirar por ter tido a coragem de ser sincero – coisa não tão comum nos dias de hoje.

Não tenha vergonha também de pedir ajuda ou reconhecer falhas. Por que fingir ser bom em algo que você não é? Seja honesto sempre. Ninguém vai lhe punir por não saber algo: provavelmente vai tentar ajudar. O problema está em inventar qualidades que você não tem. Aí, sim, chefes e colegas vão ficar decepcionados.

Como você lida com essas questões?

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1 Comentário

O comportamento ético e responsável adotado principalmente por pessoas que exercem influência são fundamentais para o direcionamento positivo de equipes e pares que buscam grandes resultados em suas carreiras. Quando a conduta é embasa em pequenas mentiras, as pessoas ficam pensando quando será a vez de cada um em receber um tratamento parecido com o que esta percebendo, e isso é devastador no principal pilar que sustenta os relacionamentos, a confiança.