Voltar

Lideres podem ajudar equipes a serem mais produtivas

Para ter uma equipe eficiente é preciso um bom líder ou então, todos podem perder o rumo. No mundo corporativo, esta figura é como o farol de um carro que aponta a direção do caminho que o motorista deve seguir, descrevendo as diretrizes do trabalho que será realizado e os prazos que devem ser cumpridos, o gestor garantirá, em boa parte, a produtividade do
grupo.

“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.”
Sócrates

Antes é preciso que o líder conheça sua equipe e as características de todos que dela fazem parte. Depois é imprescindível que seja claro ao transmitir as informações para que assim, ao delegar as funções, o líder, consiga fazer com que o grupo, equilibrado, dê o melhor de si.

O líder deve ter em sua mente que a sua equipe funcionará como um espelho refletindo o que ele é, tanto positivo quanto negativamente. Afinal, suas posturas e atitudes estarão presentes em tudo o que acontecer com a
equipe.

Acima de tudo o líder precisa ser verdadeiro. Até porque a equipe precisa confiar nele, do contrário, nada funcionará. O tempo do “faça o que eu digo e não o que eu faço” não fará trabalho nenhum dar bons frutos. É preciso que o gestor seja exemplo para todos.
Parece complicado; talvez impossível, mas o caminho é inserir a equipe no processo, em todas as fases, pois quanto mais importante cada membro se sentir mais comprometido ele deverá ser.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print