Voltar

Jornada do Herói

A estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo.

Jornada do Herói: A Estrutura Narrativa Mítica na Construção de Histórias de Vida em Jornalismo, de Monica Martinez

Esse livro, escrito por Monica Martinez, traz um método de estruturação de narrativas baseado em dois campos do conhecimento: a mitologia e a psicologia humanistaEssa abordagem tem sido de grande interesse para o jornalismo literário, com a possibilidade de sua utilização em narrativas de histórias de vida de pessoas para realização de textos para revistas mensais e, também, livros-reportagem.

Sua proposta apresenta a aplicação jornalística da Jornada do Herói, método desenvolvido pelo mitólogo norte-americano Joseph Campbell, que apresenta as fases de desafios e transformações crescentes que culminam com uma recompensa material ou psicológica desejada pelo “herói”.

Esse herói é desmistificado e no caso dos perfis jornalísticos, refere-se ao protagonista, a uma pessoa comum. Seu método foi transportado para o cinema e muitos roteiristas em Hollywood se baseiam nele para contar as sagas de heróis cinematográficos.

A proposta da Monica contempla, ainda, uma forma de captação e compreensão de histórias de vida, a Biografia Humana, de Gudrun Burkhard, autora do livro “Tomar a Vida nas Próprias Mãos”. Essa combinação amplia a Jornada do Herói porque disponibiliza conhecimento sobre cada passagem da vida humana, seus desafios e crises.

Como resultado é possível realizar uma leitura mais abrangente de um protagonista, captar não apenas os fatos e suas realizações mas, também, as suas motivações, seus medos e desejos.

Recomendo a leitura desse livro para aqueles que estão interessados em escrever narrativas biográficas ou, quem sabe, para você que deseja escrever suas memórias ou autobiografia.

Boa jornada!

Gostou da dica e deseja comprar o livro?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.