Voltar

Cultura da Convergência

Há cerca de um ano meu conhecimento sobre o tema novas mídias era qualquer coisa muito além do limitado, digamos que eu podia mesmo ser considerada uma analfabeta digital.

A situação começou a mudar quando decidi que iria construir uma nova carreira para mim e que dentre as minhas novas atividades, realizar alguma coisa no mundo digital era uma meta. Assim, nasceu esse blog.

Cultura da Convergência, Henry Jenkins

Mas para sair do meu “analfabetismo” tive que estudar muito, me dedicar ao aprendizado de conceitos e suas aplicabilidades.  Durante esse percurso, uma das questões que mais me chamou atenção foi a mudança de comportamento de internautas passivos na busca por conteúdo, para um público capaz de gerar e transmitir seu próprio conteúdo.

Esse livro de Henry Jenkins, um dos maiores estudiosos de mídia dos Estados Unidos, trata exatamente desse fenômeno, aborda a transformação cultural que acompanha essa mudança. Mais e mais formas de disseminar esse conteúdo surgem em velocidade acelerada e a tendência é a convergência dos novos e dos velhos meios de comunicação. Uma verdadeira revolução e não há grandes chances de nos vermos em outro lugar que não seja no meio dela.

Uma leitura fascinante que nos conduz aos bastidores de programas que buscam estabelecer interatividade com o público como Matrix, Harry Potter e do reality show, Survivor e nos abre possibilidades tão ilimitadas quanto a nossa imaginação para, com o apoio desses meios, transformarmos nossos negócios em oportunidades.

Recomendo fortemente uma visita ao blog do livro onde você poderá acessar posts do autor em português que vão o ajudar a entrar de vez na era da convergência.

Gostou da dica e deseja comprar o livro?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print