Voltar

Balanço 2010

2010 já está chegando ao fim e fiquei com a sensação, compartilhada por muitos colegas, de que passou rápido, muito rápido, melhor, passou voando… Desde o início dessa década as mudanças estão acontecendo não só em maior número, mas também, mais rapidamente e são de natureza cada vez mais complexas.

A concorrência mundial e a conectividade em tempo integral, criaram um dinamismo nos negócios que influenciam diretamente na velocidade com que fazemos as coisas acontecerem. Estamos mesmo fazendo mais coisas, em um espaço de tempo mais curto. Andamos sem muita disponibilidade para “apreciar o caminho” porque estamos o tempo todo focados em “chegar lá”.

Nas organizações isso se reflete em metas cada vez mais arrojadas, 100% de alcance é representado por incríveis crescimentos em relação ao ano anterior.  Com a mudança de “Descrição de Cargo” para “Sumário do Cargo“, saímos de um documento que descrevia com detalhes o escopo do nosso cargo, para um parágrafo que sinaliza, em linhas gerais, o mínimo esperado.

As estruturas organizacionais agora têm menos níveis hierárquicos, há um número maior de subordinados por gestor. A tecnologia também dá a sua contribuição, informações super sofisticadas são geradas automaticamente, mas dependem de nós para a alimentação diária de milhares de dados. Estamos todos conectados através dos nossos fantásticos 3G´s, enviamos e-mails esperando o retorno alguns minutos depois, on line, on time.

Não temos mais tempo para buscar o mínimo de consenso, decisões são tomadas por um número cada vez menor de pessoas, além do mais, explicar o porque precisamos fazer algo, dá muito trabalho e gasta um tempo precioso, é muito mais rápido demandarmos a execução de uma tarefa.

A organização gerenciava seu “Plano de Carreira”, sinalizando seus próximos passos, além de ser a principal patrocinadora da sua preparação para chegar lá, hoje essa empresa sinaliza as suas “Possibilidades de Carreira” e você é o maior responsável pela concretizaçao dos próximos passos da sua carreira e, portanto, deve se preparar para chegar lá, através do auto-desenvolvimento.

Tudo isso faz a gente chegar ao fim do ano, com a  horrível sensação de que estamos devendo, que não fizemos tudo que gostaríamos, nas nossas carreiras e nas nossas vidas. Foi assim comigo! Mas depois de alguns dias me martirizando, resolvi avaliar o plano de ação 2010 que havia construído no fim de 2009 e marcar as ações que foram implementadas, adicionei, também, uma série de iniciativas extras que realizei. O resultado? O conjunto da obra me trouxe um sentimento de orgulho, de felicidade com tantas e grandes realizações.

Então, ao invés de escrever sobre a construção de um Plano de Ação 2011, resolvi escrever sobre a necessidade de celebrarmos o que construímos em 2010. Você não tinha um plano de ação formal? Não faz mal, comece com uma folha em branco e liste, por exemplo:

  1. Os projetos que conduziu ou participou no trabalho e o que aprendeu com eles;
  2. As coisas que conquistou para você e/ou para sua família;
  3. As coisas que você fez e, se tivesse uma nova oportunidade, faria diferente;
  4. As pessoas novas que conheceu;
  5. As pessoas que você, de agluma forma, apoiou, aquelas que vão dizer que você fez diferença na vida delas;
  6. As pessoas que gostaria de dizer “Obrigada” e aquelas que gostaria de pedir “Desculpas”;

Você pode listar o que mais achar importante, mas não se esqueça de avaliar o que o conjunto te trouxe de positivo e de valorizar todos os acontecimentos que você promoveu. Em tempos de mudanças contínuas e cobranças sem fim, temos que aprender a comemorar nossas conquistas, e na energia dessa comemoração, planejar um próximo ano ainda mais rico de realizações, que nos trará muitas alegrias, amigos e satisfação pessoal.

Parabéns pelo ano de 2010!


Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

3 Comentários

Adorei!!! Também fiquei muito orgulhosa de mim!!! 2010 foi um divisor de aguas pra mim (depois lhe conto detalhes…)
Como disse pra Joseana, estou ficando viciada em ler o Salada Corporativa. e quase diariamente dou uma “passadinha” por aqui. Aprendo, conheço e me divirto bastante…quando leio seus textos “vejo” você falando (acredita?)

bjs,
Renata Freire

Ola!
Que legal que gostou! temos que buscar fazer sempre o melhor, mas nao podemos banalizar tudo que construímos, nao eh mesmo? Eh tudo muito rapido, mas sempre da tempo de celebrar!!! Temos que celebrar!!!
Preciso saber os detalhes desse maravilhoso ano de 2010! Sucesso em 2011.
Fico feliz que esteja gostando e, mais ainda, de saber que é possivel “me ver”, risos.
Por enquanto, venha “me ver” aqui no Salada, sempre que puder, ta?
bjs,
Claudia Klein