Voltar

Saindo da Zona de Conforto-Faltam 24 Dias!

Vista do 21º Andar

O dia começa com uma reunião muito especial, conhecer meu sucessor. Ao você pedir demissão, alguém virá para o seu lugar, isso parece óbvio, mas na prática não é assim tão simples.

Estou na minha sala o aguardando, meus pensamentos estão em qualquer lugar da belíssima paisagem que vejo do 21º andar. Uma espécie de retrospectiva passa pela minha cabeça, como o trailer de um filme. As conquistas, as dificuldades, os erros, a superação, o desenvolvimento, as pessoas, as que fizeram diferença na minha vida e as que não foram tão legais assim comigo, os eventos que participei, as viagens que fiz…Essa rotina que preencheu meus dias até aqui não mais acontecerá…vou sentir falta.

O escritor irlandês, Oscar Wilde escreveu: “Há muitas coisas das quais nos livraríamos com alegria se não houvesse outras pessoas dispostas a usá-las”. Esse pensamento reflete perfeitamente o que estou sentindo, desde que pedi demissão tenho escutado frases como: “você é louca”, “você tem o emprego ideal”, “nossa! daria tudo para estar no seu lugar!”, “como você tem coragem de deixar tudo isso para fazer nada?” etc.

É verdade, ao buscar novas possibilidades, estou “deixando” um monte de coisas boas para trás, isso é um fato. Mas também é um fato que as pessoas ao nosso redor tendem a focar somente nessas coisas boas e aí, é natural, que se surpreendam quando você informa que está abrindo mão disso. Uma conhecida frase popular exemplifica bem isso: “time que está ganhando não se mexe”. Meu maior desafio nesse momento, além de concordar que vou sentir falta dessas coisas boas que a situação presente oferece, é ser capaz de manter meu foco lá na frente, no conjunto de outras coisas boas que idealizei.

Isso está ligado a sonho, a acreditar, a ser capaz de planejar e de fazer acontecer e, apesar de todos nós sermos capazes de fazer isso, muitas vezes ficamos tão focados no que as pessoas valorizam e desejam, que temos dificuldades de deixá-las para trás e, ao fazer isso, corremos o risco de acumular uma vasta experiência em coisas repetidas e que não nos trazem verdadeira realização, simplesmente porque essas coisas preservam o status quo, o que é conhecido e dominado por nós, e nos garantem a validação dos outros.

Um dos grandes obstáculos para promovermos uma mudança, seja ela de que natureza for, é a nossa “preferência” natural pelo que nos é “confortável” e já merecedor do reconhecimento dos outros. Entre a situação atual, nossa zona de conforto, e a situação desejada, o desconhecido mundo novo, há um longo caminho. Conseguir completar essa caminhada e, chegar do outro lado é o objetivo.  O risco é, ao tentarmos enfrentar o turbilhão de emoções e adversidades que moram nesse caminho, nos perdermos e, ao nos perder, retornarmos ao que nos conforta e valoriza. O prêmio por ter conseguido cruzar esse caminho e ter chegado lá? Realização pessoal, orgulho, superação e um mar de novas oportunidades.

Saio rumo à São Paulo, meu marido está na cidade a trabalho, jantamos no restaurante KAA com a minha amiga Jo. Ela nos informa que agora já tem uma data para seu último dia como executiva. Legal, terei uma companhia amiga para a longa caminhada e, juntas, enfrentaremos as adversidades, risos.

Boa sorte Jo!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

13 Comentários

Mari, fico feliz que tenha gostado do texto. Volte sempre e não deixe de compartilhar conosco seus pontos de vista. Vou adorar!

É isso aí, Claudinha… Nunca e tarde para buscar o sonho da realização profissional e, se possível, associar a estilos de vida pessoal. Parabéns pela sua atitude e decisão! Agora é a Josicreide…. Se essa onda pega ….

Sera que todo mundo esta opting out? Espero que nao, consultores precisam de executivos…risos. Volte sempre ta? Merci!

OIá Renato, estou em paz com a decisão que tomei e certa que ainda tenho muito para fazer e contar! Fique for perto! Bjo grande. Joseana

Tomar uma decisão importante na vida é uma coisa muito dificil, por isso você estar de parabens, por ter tomado coragem e com certeza conseguirá os seus objetivos.

É mesmo! Toda importante decisão implementada merece reconhecimento e celebração. Obrigada e volte sempre!

Cláudia, realmente julgar é muito difícil e com certeza a descisão de mudança sendo ela desejada ou não é complicada de administrar até o momento que a descisão é tomada. Depois é bola prá frente esendo muito importante deixar o passado na saudade e na lembrança. Parabéns

Isso mesmo Renata, voce tocou no ponto exato! Já tomou a decisao? Então tem que olhar para frente! Obrigada e espero receber seus comentários e opiniões em outros assuntos também. Valeu!

Sei exatamente como você se sente…fiz a mesma coisa e quer saber? Ninguém me apoiou e olha que meu emprego não era nem metade do que o seu era.
Por isso, minha cara chará, manda ver que você é poderosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como me disse uma vez um amigo meu: “o sucesso começa na intenção da gente”.
Beijos

Olá Claudia, adorei essa frase, é verdade, o sucesso começa a partir da nossa definição do que ele é e da nossa ação! Venha sempre e deixe seus comentários, tá? Vamos adorar!!! Obrigada pelo apoio!!!!! bjs

Claudia,

TIm Noakes, autor de “Lore of Running” comenta em seu livro: “O sucesso pessoal começa com modéstia e autocrítica” e ” Você não viveu no mundo do esporte competitivo, até encontrar a batalha que não é contra o adversário, mas contra você mesmo”, sair da zona de conforto diz respeito a estas duas frases, mas certo é que você sempre possuiu estas três condições básicas: modestia, autocrítica e autodesafio. Assim, já sabe de antemão que o caminho não será fácil, mas, mais uma vez, você irá conquistar o que procura. Bjs., Chico/Katia

Obrigada queridos! Com o incentivo de voces, tudo fica mais facil. Voltem sempre!