Voltar

Propósito, Metas e Plano de Ação – Faltam 27 Dias!

Meu Inseparável Moleskine

Acordo antes das 6:00 da manhã de sábado, o dia está lindo e o mar de Ipanema ainda mais bonito.

Vou direto para a leitura do livro Blog Marketing, as páginas são cuidadosamente estudadas e rabiscadas! As informações que me parecem ser mais relevantes são meticulosamente copiadas para meu caderno Moleskine. Importantes dicas para serem discutidas com o Rodrigo, Romano Design, que tem trabalhado na construção do Salada Corporativa, transformando meus sonhos e idéias em realidade. Do livro passo para o jornal do dia, do jornal pulo para as revistas de empreendedorismo que tenho avidamente consumido na busca por dicas e sugestões que possam se juntar aos meus já identificados planos e que possam fazê-los ainda mais possíveis. Das revistas migro para a internet, hora de pesquisar on line todas as informações que anotei no meu inseparável Moleskine.

Meu processo de aprendizado se repete sistematicamente: consumo o máximo de informação possível, de diferentes veículos, anoto conteúdos e referências que me despertaram algum tipo de interesse, pesquiso e me aprofundo nessas referências incorporando aquilo que validei ao que já tenho construído.

Hora de atualizar minhas redes sociais, convidar os novos contatos para o LinkedIn, responder as mensagens, dizer “oi” aos amigos ou simplesmente observar o que meus contatos estão publicando na rede. Finalizo minha manhã atualizando meu plano de ação que tem ajudado a me guiar em direção à minha nova carreira. Marco as metas já alcançadas e adiciono outras. Que prazer sinto cada vez que marco a conclusão de mais uma meta. Uma meta alcançada significa mais um passo em direção ao novo, mais uma conquista que abre espaço para outras e, assim, uma após a outra me levam ao alcance do meu objetivo maior.

É impressionante a diferença quando temos uma motivação maior, seja ela qual for. Acho que ficamos mais atentos ao mundo exterior, às oportunidades e valorizamos o que realmente importa, mantendo um olhar lá na frente. Deveríamos, sempre, nos colocar um objetivo, um propósito que nos motive a ter curiosidade pelo novo, que nos energize para construir e implementar novos planos, nossos planos.

Quando esse objetivo está relacionado a uma transição de carreira, o plano de ação tem papel fundamental. Falamos de uma transição, certo? e transição significa migrarmos de uma situação já conhecida para outra que ainda é desconhecida por nós. Naturalmente evitamos o desconhecido e isso significa que na ausência de um “plano”, qualquer acontecimento pode servir de desculpas para não seguirmos em frente com a transição. O plano de ação é um grande aliado para nos lembrar o “caminho”, identificar os obstáculos, criar alternativas e agir. Lógico que é difícil construí-lo e que dá trabalho, mas é possível com um pouco de determinação e disciplina.

Hora de ganhar as ruas de Ipanema, minha mãe me acompanha.  Almoçamos no Quadrucci, na Dias Ferreira e aproveito para atualizar minha mãe sobre todas as novidades e acontecimentos de mais uma semana e ela é só apoio. Acredita que tudo vai dar certo, que estou fazendo tudo certo, que as minhas intenções são as mais certas possíveis e que estou ainda mais certa nas minhas convicções. Apoio de mãe é tudo, concordam comigo?

O belíssimo dia é interrompido com a triste notícia do súbito falecimento de uma pessoa da família e o fim de tarde é marcado pela certeza de que a vida é mesmo curta. Digo a mim mesma que estou fazendo muito bem em não deixar para depois os meus planos. De repente, passei a ver “mensagens” em tudo o que acontece. Há sempre uma estória que serve de justificativa para confirmar minha escolha. Vou dormir triste, com a certeza de que há mesmo muitos acontecimentos que não estão sob nosso controle, mas há muitos outros que só dependem de nós, do nosso esforço e determinação. Nós somos os únicos responsáveis para que esses acontecimentos sejam incluídos no nosso plano de ação e virem realidade.

Boa noite!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.