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Visão e Oportunidade – Semana Global do Empreendedorismo

Visão e Oportunidade

Carlos Prata, CEO da Localmídia.

Começa hoje edição deste ano da Semana Global do Empreendedorismo, que se estende até o próximo domingo, dia 24. Para celebrar, faremos até sexta uma série de posts que vão ajudar você a abrir sua mente sobre alguns dos aspectos mais importantes do empreendedorismo, de forma a inserir em sua vida temas que são chave certa para o sucesso.

Para dar início, algo fundamental para que qualquer negócio nasça: visão e senso de oportunidade. Afinal, não basta você saber fazer algo e querer ganhar dinheiro: é preciso ter uma visão de como esse talento pode ser bom para a sociedade, do que você tem a oferecer de diferente do resto para conquistar o público e voltar para si os holofotes do mercado – e saber identificar e aproveitar cada oportunidade que surgir para o seu crescimento.

A visão é o seu objetivo. “É ter consciência de onde se quer chegar (futuro), e, a partir disso, projetar suas atividades aproveitando as oportunidades disponíveis no mercado (presente),” explica Carlos Prata, CEO da Localmídia, uma das maiores empresas de streaming do Brasil. O empresário idealizou, ainda aos 14 anos de idade, uma emissora online de rádio que foi uma das pioneiras no país. Com quatro anos de experiência nesse ramo, aumentou seu conhecimento de mercado e fundou sua empresa, que oferece serviços de transmissão de áudio e vídeo via internet nas principais capitais brasileiras.

Mas afinal, de onde vem essa consciência? Como uma pessoa faz para saber aonde quer chegar? Afinal, só ter o objetivo de encher os bolsos dificilmente te levará muito para a frente. “Para desenvolver essa ‘consciência’, o empreendedor precisa observar o mundo ao seu redor, juntamente com os problemas presentes nele, e ter desejo em resolver alguns dos que o interessam, de acordo com os dons e talentos que possui (competência). A visão pode nascer de coisas simples ou inovadoras; o importante é que ela seja motivada pelas oportunidades que aparecem ao empreendedor,” diz Prata.

É justamente a partir da visão que a empresa consegue estruturar sua cultura e mover as engrenagens para crescer. Segundo o CEO, “a empresa precisa concentrar todos os seus esforços em uma visão. A partir dela, a empresa consegue estabelecer sua missão, meio pelo qual irá alcançar essa visão. Um empreendedor visionário consegue sonhar e impulsionar outros a sonhar com ele. Funcionários bem estimulados por uma empresa visionária tendem a também ser visionários, e os benefícios são mútuos.”

Entretanto, nem tudo são flores e a visão, se não tiver uma boa base, pode se tornar uma inimiga. Para Prata, uma visão pautada no achismo não sobrevive muito tempo, visto que ela demanda grande conhecimento da sociedade e do mercado e constantes estudos. Não se deve, de forma alguma, comprometer as atividades da empresa trabalhando sem certezas. Como passar longe desse perigo? É simples. “Um dos maiores problemas de empreendedores visionários pode ser a falta de conhecimento e o excesso de autoconfiança. Estar disposto a aprender e humildade podem reduzir as probabilidades de erros,” afirma o empresário.

Quer se aprimorar como visionário e saber aproveitar boas oportunidades? O fundador da Localmídia dá a fórmula. “Ler, sonhar e principalmente se relacionar com pessoas diferentes, sempre observando as qualidades dessas pessoas e de que forma elas podem agregar e participar da sua visão,” diz. “Toda empresa deve ser visionária, principalmente no cenário dinâmico e rápido em que estão inseridas. Projetar cenários futuros que permitam refletir, analisar e decidir sobre qual caminho seguir torna-se questão de sobrevivência para antecipar mudanças e gerar tendências,” completa.

Prata ainda deixa uma mensagem para você, esteja começando agora ou querendo se reinventar.

“Conheça o mercado em que pretende atuar, tenha consciência dos seus pontos fortes e fracos e desenvolva a capacidade de traduzir sua visão às pessoas que estão próximas a você.”

E você? Tem algum conselho para ter mais visão e senso de oportunidade? Conte para a gente e continue acessando o Salada Corporativa!

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