Voltar

Foco e Determinação – Semana Global do Empreendedorismo

Foco e Determinação

O sócio fundador da Neotrip Brasil, Maurício Calazans.

Você construiu uma bela visão do seu negócio e soube aproveitar as oportunidades. Foi adaptável e trabalhou de forma flexível. Aplicou os conhecimentos básicos necessários para garantir o crescimento da empresa e sempre agiu de forma criativa e inovadora. Tudo bem. Mas e agora? Como garantir que a sua empresa continue crescendo?

Você vai precisar de muito foco e determinação. É com esse tema que encerramos, com chaves de ouro, nossa programação especial para a Semana Global do Empreendedorismo. Para você ter o melhor conteúdo a respeito disso, conversamos com quem entende do assunto: Maurício Calazans, sócio fundador da Neotrip Brasil, empresa que desenvolve projetos e soluções inovadoras em educação e desenvolvimento humano.

Se você acha que tem pouco foco e isso te deixa em desvantagem, não entre em pânico, pois você não é o púnico nessa situação. “Sendo muito sincero, creio que é normal para todo empreendedor que está começando um novo negócio não ter muito foco. Há três anos, quando comecei a empresa, eu tentava implementar três negócios diferentes dentro do mesmo nome. Aprendi muito nesse período, aprendi o que de fato a empresa deveria fazer e entregar. Lembro como se fosse hoje quando decidimos escolher um único caminho. Foi ótimo! Fazer com que todos os colaboradores sigam na mesma direção é determinante para fazer o negócio crescer e prosperar. Eu senti isso na pele,” diz Calazans.

Para ter foco, também é preciso estar determinado a fazer sua empresa ir para a frente. “A determinação, para mim, é o combustível para fazer acontecer as coisas. Empreendedor é uma ‘raça’ que precisa tolerar todos os problemas possíveis e imaginários para ter sucesso e fazer com que seu negócio dê certo. Eu me considero ‘determinado’ por natureza, graças a Deus. Há três anos não tem uma semana que a minha determinação não tenha ido a prova. Para quem deseja empreender, pense sempre no seu objetivo de vida e no seu ‘sonho grande’. Sem esses elementos as dificuldades ficam muito maiores,” afirma.

Foco e determinação são, para Calazans, a chave para o sucesso de uma empresa. “No início ninguém acreditava nesse sonho. Tive que iniciar minha jornada sozinho e sem recursos. Não tenho dúvidas que eu nasci com o ‘bichinho do empreendedorismo’, com muito foco e determinação constante. Graças a essas combinações de fatores e muito trabalho conseguimos atrair colaboradores e sócios competentes para embarcar nesse sonho,” comemora.

Os colabores também se beneficiam com isso. “Creio e sigo a liderança por exemplo. Penso que um bom líder é aquele que está junto com a sua equipe na alegria e na tristeza. Saber transmitir o seu foco e a sua determinação para seus colaboradores é determinante para o sucesso da equipe. Todos dão muito mais valor quando veem o líder sentado na mesa com os liderados,” opina.

Mas afinal, como fazer para garantir foco e determinação no dia a dia? Segundo o sócio fundador da Neotrip Brasil, “ter o ‘sonho grande’ bem definido e escrito funciona 100% para fazer você levantar a cabeça todo dia em meio a dificuldades. Outra estratégia que eu uso é mapear um exemplo de pessoa que eu considero ‘fracassada’. Passo a pensar quais foram os motivos que levaram essa pessoa a não dar certo. E tento fazer completamente diferente.”

Manter o foco, então, é o melhor caminho para o sucesso? Calazans não tem dúvidas que sim. “Uma empresa que tem clareza total do seu objetivo principal, do que comercializa e do que entrega consegue se definir e destacar no mercado muito mais facilmente do que uma empresa que atira para todos os lados,” afirma. E ainda deixa uma mensagem para quem está começando agora.

“Um conselho que eu sempre dou em minhas palestras a empreendedores que estão começando é sempre se preocupar, desde o início, em vender… Vender e vender… Toda empresa que está no começo precisa desenvolver o mínimo produto viável, o que significa perder menos tempo planejando e mais tempo vendendo o seu produto. No início do negócio é muito importante fazer a empresa girar, porque na prática é mais conveniente entender as forças e fraquezas do seu negócio do que na teoria.”

E você? Está determinado a ser um empreendedor de sucesso?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.