Criatividade na Prática

Criando e inovando para construir futuros

ENTRAR EM CONTATO

Sobre o Programa

Já está muito clara a necessidade de desenvolver inovações para que as organizações se mantenham no mercado e cresçam. Todos os dias recebemos informações sobre novos produtos, serviços, aplicativos, tipos de negócios, enfim…tudo novo! Isso exige das pessoas formas diferentes de atuar para gerar portfólios inovadores para os clientes.

Criatividade é a base para o desenvolvimento de inovações. Criatividade na Prática é um programa que além de estimular a busca por uma mente mais criativa, permite que o participante desenhe estratégias para a aplicação prática da criatividade no seu trabalho como um meio para solucionar problemas e alcançar resultados por meio da inovação.

  • Para quem é

    Gestores, times de projeto, profissionais dedicados ao desenvolvimento de novos produtos/ serviços e profissionais em geral que, por meio da competência criatividade podem ampliar sua capacidade de inovar em suas áreas.

  • O que ensina

    Os participantes irão adquirir conhecimentos e vivenciar práticas e exercícios que permitirão ter melhor entendimento do impacto que as inovações produzem na vida das organizações e conhecer um conjunto de estratégias que facilitará a introdução da criatividade e da inovação no seu trabalho, sabendo como deverão ser gerenciadas.

    Conhecerão as características da sua organização do ponto de vista da criatividade e da inovação e a importância de superar o medo ao risco para que as pessoas possam criar e inovar mais.

  • Conteúdo

    • Criatividade e Inovação – Inter-relação da criatividade com a inovação, por meio das dimensões pessoa, processo, produto e ambiente, segundo Mel Rhodes
    • Processo criativo que convive com a mente e como tirar partido da incubação
    • Finalidades econômica e social da criatividade e da inovação (Ganhar mais, custar menos)
    • Características das pessoas e organizações criativas
    • Inventários e levantamentos que permitam a avaliação de comportamentos
    • Atuação e classificação das organizações no mercado (segundo a leitura de Miles & Snow)
    • Geração de ideias usando técnicas apropriadas para resolver problemas. Como podemos superar o medo nas organizações? Como podemos ser mais ousados?
    • Regras do pensamento divergente e convergente; Inovação como Oportunidade;
    • Product Platform – Medotologias de solução de problemas, desenvolvimento de estratégias e de novos produtos ou serviços
    • Metodologia Osborn/Parnes modificada
    • Stakeholders Analysis
    • Técnicas de geração e de avaliação de ideias (dentro da compreensão de Gordon Bonner)
    • Técnicas de seleção de ideias;
    • Processos de convencimento (PPS)
  • Experência de aprendizagem

    • Formato: presencial
    • Carga horária: 16h
    • Atividades: curadoria de materiais educativos, exposição participativa, exercícios práticos, individuais e em grupos, inventários de autoconhecimento
    • Reunião de aprendizado com RH
    • Módulo opcional: Modalidade Estratégica – 8h. Ambiente de aprendizagem coaching para discutir as etapas de implementação do programa de Criatividade e Inovação na sua organização ou área de atuação específica
  • Quem facilita

    PAULO C. A. BENETTI – Consultor e facilitador em Criatividade, Inovação e Problem Solving. Formado pela CEF (USA – 1990/96) e mestrado em Criatividade Aplicada (Espanha-1999). Tem mais de 20 anos de experiência internacional (Brasil, USA, México, China, Irlanda, Alemanha, Argentina, Peru, Chile, Guatemala, Dinamarca, África do Sul, Itália, Espanha, Grécia), fazendo apresentações e colaborando com empresas a desenvolverem novos produtos e serviços. É autor do livro “MITOdoLOGIA”, e coautor (no Brasil e no exterior) de outros 6 livros. Criou a peça de teatro “MITOdoLOGIA”, que já foi apresentada em 12 países.