Oficina de Transformação Profissional
Um trabalho com significado traz mais realização
Sobre o Programa
O conceito de trabalho vem sendo ressignificado e associado diretamente ao nível de realização e bem-estar. Na última década, assistimos o interesse crescente dos pesquisadores no tema, que apontam ser grande o número de pessoas que se dizem insatisfeitas com o trabalho que realizam. Por outro lado, muitos estudos confirmam que, quanto mais felizes somos no trabalho, maior nossa produtividade e melhor é para a organização.
As pessoas já perceberam que precisam se colocar como os principais responsáveis pela gestão da sua trajetória profissional e entenderam que em um mundo com tantas oportunidades, elas têm o real poder da escolha. A retenção de profissionais em uma organização passou a depender diretamente da sua capacidade de engajar as pessoas.
O programa é sob medida para a organização que deseja ser percebida como o principal parceiro do profissional no processo de gestão da sua carreira, ajudando-o a ampliar sua compreensão sobre o tema, a enxergar mais oportunidades e ensinando meios para que possa fazer escolhas profissionais que se traduzem em mais significado e mais realização.
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Para quem é
Grupos de gestores ou de profissionais, equipe de recursos humanos e participantes dos programas de jovens talentos – trainees e estagiários.
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O que ensina
Conceitos inerentes ao gerenciamento de carreira no contexto atual de mundo. Reflexão sobre propósito, motivadores e valores e seu impacto sobre as escolhas profissionais. O conceito de protagonismo e suas implicações. Ampliação do nível de autoconhecimento. Ambiente e cultura organizacional. Aplicação de ferramentas do design thinking na identificação e na reformulação dos objetivos de carreira, na geração de oportunidades e na escolha de possíveis ações.
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- Contexto – era exponencial e mundo V.U.C.A.
- Transformação digital x Transformação profissional
- Propósito – ressignificando trabalho e sucesso
- Protagonismo – autorresponsabilização
- Ferramentas de autoconhecimento
- Marca pessoal: identidade, atributos e imagem
- Carreira na organização
- Cultura e ambiente organizacional
- Rede de contatos: ampliando meus parceiros chave
- Interagindo: preferências e a percepção do outro
- Possibilidades e objetivos
- Mapa da Transformação Profissional
- Ferramentas do design thinking aplicadas à gestão de carreira
- Discussão colaborativa
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- Formato: presencial
- Carga horária: 8h
- Atividades: curadoria de materiais educativos, exposição participativa, exercícios práticos, individuais e em grupos, inventários de autoconhecimento
- Opcional: reuniões individuais de coaching por participante
- Alternativa: 4h – Diálogos