Oficina de Identidade e Imagem Corporativa

Criando sintonia entre o que a marca faz e comunica

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Sobre o programa

Uma marca corporativa forte é um dos mais significativos diferenciais de uma organização. Uma marca é realmente percebida como forte quando as pessoas na organização demonstram, consistentemente, os comportamentos que sustentam sua identidade, criando sintonia entre o que ela faz e comunica.

As organizações que vivenciam um projeto de branding – construção, reposicionamento ou arquitetura de marca – precisam espelhar os atributos desejados da marca nos comportamentos dos seus líderes. O programa oferece uma completa experiência de aprendizagem que combina habilidades de coaching, mentoria, consultoria e treinamento que permite a equipe saber “quem é”, “quem deseja se tornar” e o que precisa, então, realizar.

  • Para quem é

    Equipes de líderes nos diferentes níveis da estrutura, colaboradores de um mesmo departamento ou área funcional específica e equipe de recursos humanos.

  • O que ensina

    Por meio de uma abordagem interdisciplinar os participantes terão a oportunidade de combinar as metodologias de desenvolvimento humano, branding e design thinking para desenharem a identidade da equipe. Participarão de um debate crítico sobre sua razão de ser e identificarão os atributos essenciais e acidentais da equipe. Compreenderão melhor a identidade da marca corporativa e os comportamentos desejados para a sua sustentação e, em grupo, definirão o conjunto de iniciativas para se aproximarem do objetivo traçado.

    A discussão dos temas e aplicação das diferentes técnicas acontece em dois encontros complementares e extremamente colaborativos: Oficina de Identidade e Oficina de Imagem. O programa tem como produto final a entrega do Mapa Perceptual.

  • Conteúdo

    Oficina de Identidade:

    • Conceito de identidade e imagem
    • Ferramenta de autoconhecimento
    • Aplicação do método Gestão Integrada da Identidade Corporativa – GIIC®; FASCIONI
    • Ferramentas de diagnóstico – percepções da equipe sobre sua identidade
    • Dinâmicas de grupo: uso de metáforas, associações e estudos de caso
    • Integração da equipe por meio da construção coletiva, do compartilhamento de ideias e impressões

    Oficina de Imagem:

    • Identidade da marca corporativa
    • Atributos da marca corporativa
    • Alinhamento da imagem desejada à identidade mapeada
    • Construção colaborativa dos objetivos de desenvolvimento
    • Sensibilização da equipe em torno de um propósito comum

    Mapa Perceptual:

    • Conjunto de recomendações para o alinhamento e o desenvolvimento da equipe, entregue após a realização das oficinas
    • Análise integrada: identidade definida, imagem desejada, atributos da marca corporativa, valores da organização e as competências de liderança já definidas pela organização.
  • Experiência de aprendizagem

    • Formato: presencial
    • Carga horária: 16h distribuídas em dois encontros com intervalo de um mês
    • Atividades: curadoria de materiais educativos, exposição participativa, exercícios práticos, individuais e em grupos, inventário de autoconhecimento
    • Produto final: Mapa Perceptual – diagnóstico e recomendações
    • Reunião de aprendizado com RH e patrocinadores
    • Opcional: reuniões de coaching de equipe
    • Alternativa: realizar somente a Oficina de Imagem – 8h