Oficina de Identidade e Imagem Corporativa
Criando sintonia entre o que a marca faz e comunica
Sobre o programa
Uma marca corporativa forte é um dos mais significativos diferenciais de uma organização. Uma marca é realmente percebida como forte quando as pessoas na organização demonstram, consistentemente, os comportamentos que sustentam sua identidade, criando sintonia entre o que ela faz e comunica.
As organizações que vivenciam um projeto de branding – construção, reposicionamento ou arquitetura de marca – precisam espelhar os atributos desejados da marca nos comportamentos dos seus líderes. O programa oferece uma completa experiência de aprendizagem que combina habilidades de coaching, mentoria, consultoria e treinamento que permite a equipe saber “quem é”, “quem deseja se tornar” e o que precisa, então, realizar.
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Para quem é
Equipes de líderes nos diferentes níveis da estrutura, colaboradores de um mesmo departamento ou área funcional específica e equipe de recursos humanos.
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O que ensina
Por meio de uma abordagem interdisciplinar os participantes terão a oportunidade de combinar as metodologias de desenvolvimento humano, branding e design thinking para desenharem a identidade da equipe. Participarão de um debate crítico sobre sua razão de ser e identificarão os atributos essenciais e acidentais da equipe. Compreenderão melhor a identidade da marca corporativa e os comportamentos desejados para a sua sustentação e, em grupo, definirão o conjunto de iniciativas para se aproximarem do objetivo traçado.
A discussão dos temas e aplicação das diferentes técnicas acontece em dois encontros complementares e extremamente colaborativos: Oficina de Identidade e Oficina de Imagem. O programa tem como produto final a entrega do Mapa Perceptual.
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Conteúdo
Oficina de Identidade:
- Conceito de identidade e imagem
- Ferramenta de autoconhecimento
- Aplicação do método Gestão Integrada da Identidade Corporativa – GIIC®; FASCIONI
- Ferramentas de diagnóstico – percepções da equipe sobre sua identidade
- Dinâmicas de grupo: uso de metáforas, associações e estudos de caso
- Integração da equipe por meio da construção coletiva, do compartilhamento de ideias e impressões
Oficina de Imagem:
- Identidade da marca corporativa
- Atributos da marca corporativa
- Alinhamento da imagem desejada à identidade mapeada
- Construção colaborativa dos objetivos de desenvolvimento
- Sensibilização da equipe em torno de um propósito comum
Mapa Perceptual:
- Conjunto de recomendações para o alinhamento e o desenvolvimento da equipe, entregue após a realização das oficinas
- Análise integrada: identidade definida, imagem desejada, atributos da marca corporativa, valores da organização e as competências de liderança já definidas pela organização.
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Experiência de aprendizagem
- Formato: presencial
- Carga horária: 16h distribuídas em dois encontros com intervalo de um mês
- Atividades: curadoria de materiais educativos, exposição participativa, exercícios práticos, individuais e em grupos, inventário de autoconhecimento
- Produto final: Mapa Perceptual – diagnóstico e recomendações
- Reunião de aprendizado com RH e patrocinadores
- Opcional: reuniões de coaching de equipe
- Alternativa: realizar somente a Oficina de Imagem – 8h