trabalhar em colaboração
Voltar

Por que trabalhar em colaboração?

Trabalhar em colaboração pode ser um desafio em muitos casos. No entanto, colaborar nunca foi tão necessário quanto atualmente, onde uma demanda de habilidades multitarefas e conhecimentos de todas as áreas nos são solicitados todos os dias. Por isso, é necessário eliminar barreiras físicas, pessoais e culturais que nos impedem de colaborar uns com os outros.

Entre os benefícios desse método de trabalho, sempre em rede e em colaboração, posso destacar:

1 – Disponibilidade de um número maior de informações;

2 – A presença e a combinação de diferentes conhecimentos;

3 – Aumento da Produtividade;

4 – Maior respeito a diversidade;

5 – Ampliação das perspectivas;

6 – Engajamento;

7 – Flexibilidade e Agilidade;

8 – Soluções mais inovadoras.

Frente a tantas vantagens, fica a pergunta:

Por que você não  está colaborando?

Eu não tenho a resposta para essa pergunta. Mas posso entender os motivos que te fazem deixar de trabalhar em colaboração e, ainda, dar dicas para você superar esse desafio.

Leia também: Qual o melhor coaching para você?

Principais barreiras para o trabalho colaborativo

Muitos profissionais, embora cientes do que estão perdendo ao deixar de lado o trabalho colaborativo, pesam muito os desafios que esperam por eles ao estourar a bolha do trabalho solo. Entre os principais, estão a entrega de resultados para os clientes. Afinal, não é o seu trabalho, mas sim de um terceiro.

Esse trabalho também está sujeito a atrasos e à falta de coordenação. Esse problema fica ainda mais evidente quando não estão todos no mesmo espaço, tornando os processos desconexos.

Há, ainda, quem não sinta que deve compartilhar o que sabe por algum motivo, ou mesmo considere-se tímido demais para socializar seus conhecimentos. Muitos profissionais, infelizmente, não tem acesso a um espaço onde a colaboração seja estimulada.

Agora, você pode identificar os motivos pelos quais não trabalha em colaboração e contornar essa realidade.

Dicas para quem quer trabalhar em colaboração

Em primeiro lugar, você deve observar a sua rotina e refletir sobre tudo que você está perdendo por deixar de colaborar. Quais as suas principais dificuldades? Como o trabalho colaborativo pode fazer o seu trabalho ainda melhor?

O mundo do trabalho muda na velocidade dos avanços tecnológicos. Portanto, ficar por dentro do que vem por aí é essencial para definir como a colaboração pode enriquecer ainda mais os seus processos diários.

Ao lidar com pessoas, você inicia um processo de conhecimento de diferentes personalidades e maneiras de trabalho. Aproveite para exercitar sua empatia! Observar, entender e respeitar as maneiras alheias, bem como medir as reações diante de algumas atitudes. Lidar com a timidez também é importante, afinal, atrapalha no trabalho colaborativo.

Para trabalhar em colaboração, o caminho é longo e sem atalhos. Esse processo é um aprendizado contínuo que vai se aprimorando com o tempo.

Esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas sobre trabalhar em colaboração. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Claudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInGoogle+PinterestWhatsAppEmail
print