melhor coaching para você
Voltar

Qual o melhor coaching para você?

Já se perguntou qual o melhor coaching para você? Se está em processo de procurar por um profissional desta área, é provável que já tenha sido apanhado por essa dúvida. Afinal, existem diferentes tipos de coaches: coach business, life coach, coach holístico, entre outros.

São diversos os motivos que levam as pessoas a buscar pela ajuda de um coach. Seja repensar a sua carreira, desenvolver novas competências e até a busca pelo tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Em alguns casos, uma mudança de cargo na empresa faz que o profissional precise do auxílio de um coach para se integrar à nova rotina e à nova equipe… São muitas as situações.

Nesse contexto,  é comum ficar confuso entre tantas opções… Basta uma busca na internet para se deparar com todos os nichos e filosofias de coach. Afinal, qual o melhor coaching para você?

Para te ajudar nessa escolha, elaborei oito dicas que podem ajudar a selecionar qual o coach que realmente pode te ajudar.

Leia também: Como prosperar no mundo VUCA?

1. Controle a sua ansiedade

Após muito pesquisar, fazer todo o exercício de autoconhecimento e identificar o seu momento profissional, eis que você decide qual coaching é o melhor para você. Aí, a pressa é uma companheira desse momento. Cuidado!

A escolha por impulso pode prejudicar a escolha do profissional certo. Lembre-se que essa é uma decisão pessoal e intransferível, que não deve ser motivada por qualquer tipo de pressa.

2. Analise diferentes propostas

Jamais feche negócio com o primeiro profissional que cotar o serviço para você, por mais que tenha gostado dele. Ao analisar as diferentes propostas, você forma um senso crítico sobre o que deseja no processo de coaching, entendendo melhor o porquê dessa contratação e definindo seus objetivos.

3. Pesquise o mercado

Ao se aprofundar ao menos nas duas principais linhas de coach – business coach e life coach – é provável que você descubra mais motivos pelos quais deseja ingressar em um programa desse. Você não precisa se tornar um especialista em coach, mas esse entendimento vai te ajudar a contratar o melhor profissional.

4. Reflita sobre o seu objetivo

Ao chegar no final do programa, o que você espera alcançar? O que vai conquistar que não tinha antes? Ao refletir sobre essas questões, você foca no resultado desejado após as sessões de coaching.

5. Pesquise pelos melhores coaches

Peça referências às pessoas que você conhece, busque sites especializados no tema e quais as instituições que formam coaches mais renomadas do mercado. A formação desse profissional é um fator muito importante no momento de escolher o melhor coaching para você.

6. Peça uma proposta formal de trabalho

Pode parecer óbvio, mas é uma forma interessante de avaliar se tal profissional é a pessoa certa para conduzi-lo no coaching. Desde a apresentação da proposta, os termos usados e os tópicos listados. Qual é a promessa de resultado desse coache? Quais as condições para chegar a esse resultado? Ao fazer a cotação, avalie todos esses pontos.

7. Compare as propostas

É claro que você vai cotar com mais de um profissional, certo? Coloque lado a lado essas propostas de trabalho e compare, tópico por tópico, o que é oferecido. Faça uma análise crítica sobre o trabalho e sobre o perfil de cada profissional. Leve também em consideração o que você sentiu quando fez contato com esse coache, afinal, a conexão entre cliente e profissional tem tudo a ver com o sucesso do processo.

8. Checar o entendimento

Após analisar bem cada proposta, é possível que você chegue a um veredicto final. Mas, vá com calma! É hora de negociar as questões que você pode não estar de acordo, ou mesmo confirmar em uma última conversa se tudo o que você levantou como impressão é verdade e atende à sua necessidade.

Espero ter ajudado a esclarecer qual o melhor coaching para você. Afinal, não existe resposta pronta para essa questão, mas sim uma análise detalhada e cuidadosa para fazer essa escolha.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Cláudia Klein.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInGoogle+PinterestWhatsAppEmail
print