Por que fazer mentoria pode elevar a sua carreira (1)
Voltar

Por que fazer mentoria vai elevar a sua carreira

Se você está insatisfeito com a sua carreira, mas não sabe qual rumo tomar, já pensou em fazer mentoria? Devido às inúmeras possibilidades que o mercado de carreiras oferece, é comum ter dúvidas sobre os rumos a tomar.

Uma única profissão oferece diferentes tipos de carreiras. Empreender está cada vez mais comum e recompensador, mas será que é para você? E ser um profissional autônomo? Quem sabe, deixar a empresa tradicional e partir para uma start-up? Ou, será que é possível fazer a carreira na empresa onde já trabalha?

As dúvidas são numerosas. Para entender por que a mentoria vai elevar a sua carreira, continue este artigo até o final.

O que é mentoria?

A atividade também é chamada de “tutoria” ou “apadrinhamento”. A mentoria é uma ferramenta para desenvolvimento profissional onde um profissional experiente auxilia outro com nível de experiência menor.

O processo de mentoria vai muito além de uma grande tomada de decisões. O mentor é responsável por orientar o mentorado em praticamente todos os aspectos da sua carreira. Costumamos dizer que o primeiro mentor é o professor, ainda na fase escolar.

A relação é bastante parecida, já que esse professor ajuda o aluno em seu desenvolvimento e, principalmente na época do vestibular, é quem está aberto para auxiliar em suas escolhas.

Principais vantagens da mentoria

O profissional atendido por um mentor dá um passo importante em sua carreira. Somente a procura por esse tipo de orientação já demonstra o desejo de alavancar a vida profissional. São inúmeros os benefícios da mentoria para esse profissional, e vamos tratar dos principais.

Novas perspectivas

Desenvolver as mesmas funções diariamente torna a visão do profissional um tanto quanto viciada. Ao consultar um mentor e explicar sobre a sua rotina de trabalho, com todas as variáveis envolvidas, ele pode te ajudar a olhar para o seu dia a dia de outra maneira.

É ele quem vai dar sugestões sobre o que está ao seu alcance quando você age de forma diferente.

Leia também: Em casa de ferreiro, o espeto é… o mais afiado possível

Aprimoramento das habilidades

É comum para qualquer profissional notar que o seu desempenho está abaixo das suas capacidades. O mentor pode ajudar a criar escopos de projetos, realizar atividades relacionadas à área de atuação e até para ajustar as metas de produtividade.

O mentor também orienta a quais cursos, workshops e treinamentos podem ser úteis para o profissional atualizar ou aprimorar as suas habilidades.

Motivação

Quem nunca ficou inseguro com uma tomada de decisão? Você, provavelmente, abandonou algum projeto no meio do caminho por pensar que tudo daria errado. O mentor cumpre a função de sempre te lembrar dos seus objetivos e incentivar a continuar caminhando, sempre pelas vias definidas pela mentoria.

Networking

É comum que o mentor detenha uma grande rede de contatos e faça que o mentorado circule por ela. Potenciais parceiros, fornecedores, clientes e outros profissionais que fazem parte da rede do seu mentor podem contribuir muito para o seu trabalho e sua carreira.

Viu só por que fazer mentoria vai elevar a sua carreira? Espero que este artigo tenha sido esclarecedor para você.

Até a próxima!

Claudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInGoogle+PinterestWhatsAppEmail
print