PLANO DE CARREIRA
Voltar

O que é plano de carreira?

Você já pensou em fazer o seu plano de carreira? Nem sempre o profissional tem muita clareza sobre o que deseja em sua trajetória. Também entram aqui outras dúvidas, como o papel da empresa nesse planejamento. Em meio a um cenário de tantas incertezas, o assunto é um prato cheio.

Como profissional, eu vejo que é preciso que o planejamento de carreira seja sistemático e cíclico. É preciso levantar possibilidades e alternativas a fim de traçar esse plano. O objetivo é criar um método onde você descubra o que pode começar a fazer agora mesmo e repetir constantemente até atingir seus objetivos.

Você deve delinear uma visão de futuro e trabalhar em prol dela, até fazer uma revisão periódica das suas metas e objetivos. Sim, você pode mudar o caminho ou até o destino a qualquer momento!

Quer saber mais sobre o que é plano de carreira? Continue neste artigo!

Quais os benefícios do plano de carreira?

Ao expandir a visão para o futuro, seus horizontes se abrem. É comum que o profissional se atenha ao seu momento presente, ao cargo que ocupa atualmente e aos compromissos pessoais e profissionais que fazem parte do seu cotidiano hoje.

Tanto foco no presente pode retirar a visão das oportunidades. Lembre-se que não basta identificar tais oportunidades, mas sim preparar-se de maneira ideal para recebê-las.

Plano de carreira é da empresa ou do profissional?

Estamos vivendo o que gosto de chamar da “era do selfie”: a era do autoconhecimento. Há algumas gerações – não faz tanto tempo assim -, o aprendiz ao conquistar o seu primeiro emprego contava com grandes chances de ter a sua aposentadoria na mesma empresa.

Você consegue imaginar um panorama desse nos dias de hoje? Assistimos a uma transferência da responsabilidade do plano de carreira da empresa para o indivíduo. Está cada vez mais difícil no atual cenário que a empresa diga qual o próximo passo da sua trajetória. Em meio a essa dinâmica, a responsabilidade do plano de carreira fica com o empregado. O papel da empresa deve ser de apoiadora em vez de responsável pelo processo.

A boa notícia é que cada vez mais os profissionais estão assumindo o protagonismo de suas carreiras, conforme já falei neste artigo. Ainda existem aqueles que se sentem perdidos ou cheios de medos de pegar as rédeas da própria trajetória.

Entre as principais razões que travam a fluidez desse empregado são:

  • Sensação que não pode controlar o ambiente onde está;
  • Medo de escolher algo e deixar de lado outras oportunidades.

Vamos lembrar que o plano de carreira deve ser dinâmico. Não existem regras e nada precisa ser seguido ao pé da letra, certo? O plano é seu, para a sua vida!

O papel da empresa

As empresas, aos poucos, entendem a nova realidade de seus colaboradores. Para conquistar os melhores profissionais, oferecem oportunidades para que seus trabalhadores alcancem as suas metas, posicionando-se como verdadeiras parceiras estratégicas.

Entre os benefícios oferecidos pelas empresas, estão a oferta de cursos e outras formas de aperfeiçoamento por parte de seus colaboradores. Assim, incentivam que seus empregados criem autonomia e sintam-se apoiados em cada plano de carreira que desenham para si.

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer o que é plano de carreira.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Cláudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInGoogle+PinterestWhatsAppEmail
print