como trabalhar em casa
Voltar

Home office: 5 dicas de como trabalhar em casa

Quer saber como trabalhar em casa? O home office tornou-se desejo para muitos profissionais que desejam mais satisfação com seus trabalhos. Também é um fato que cada vez mais empresas mantém colaboradores trabalhando à distância.

Milhões de pessoas já trabalham nesse formato. Autonomia, flexibilidade e satisfação na relação com o trabalho é o que muitos buscam ao procurar maneiras de como trabalhar em casa.

Mas, é possível manter a produtividade no home office? Continue neste artigo que vou mostrar que a resposta é sim e ensino como.

1. O espaço de trabalho

Considere preparar a estrutura do seu home office da maneira mais funcional e reservada possível. É claro que essa estrutura precisa respeitar a realidade do seu lar, de acordo com as possibilidades existentes.

Portanto, avalie o que é possível fazer dentro da sua casa para tornar seu cantinho o mais profissional possível.

Leia também: Qual é a sua definição de sucesso?

2. Materiais e equipamentos

Em sua rotina de trabalho, você sabe quais itens são os mais utilizados, certo? Então, trate de cuidar da manutenção dos seus equipamentos a fim de garantir que estejam sempre funcionando. Aqui, falo de telefones, computador, impressora, entre outros eletrônicos.

Há também o material de escritório que continua sendo útil mesmo no home office. Faça o controle dos itens para que não falte nada exatamente quando você estiver precisando. Assim, evita perder o estado de flow do seu trabalho para sair comprar algo. Seu humor e sua produtividade agradecem!

3. Intervalo de trabalho

Trabalhar em casa permite mais autoconhecimento sobre as horas que rendem mais. Portanto, é interessante separar as horas onde você percebe que seu trabalho rende menos para fazer pausas. Aqueles momentos em que a sua produtividade está em alta, reserve para as tarefas mais complexas.

Se você continua ligado a uma empresa mesmo trabalhando em casa, considere os horários em que o escritório opera para produzir e ficar disponível. A falta de comunicação não deve ser fonte de aborrecimentos.

Converse com os profissionais para quem você responde e combine os horários. Se precisar ficar ausente, avise com antecedência.

4. Planejamento e execução

Saiba separar o que é urgente do que é importante. Reserve as horas de baixa energia para as atividades mais operacionais. É importante também incluir um tempo para as atividades paralelas ao trabalho, tais como as idas ao banco, à academia, entre outros compromissos.

Afinal, você não queria flexibilidade?

5. Separar o pessoal do profissional

Esta é uma das dicas mais importantes por se tratar de algo considerado perigoso na rotina. Por estarmos em casa, muitas vezes as pessoas da família nos veem como disponíveis. No entanto, estamos trabalhando!

Portanto, é fundamental entrar em um acordo com as pessoas de casa quais os momentos em que você não pode ser interrompido. Explique a sua situação pelo bem da sua produtividade e das suas relações com a família.

Espero que este artigo ajude você a estabelecer uma ordem de como trabalhar em casa. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Claudia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInGoogle+PinterestWhatsAppEmail
print