a importância do coach
Voltar

A importância do coach de carreira

Em algum momento da vida profissional, independente do estágio em que você se encontre, sentimos a necessidade de evoluir, fazer mais, ir além ou se transformar.

Independente do momento profissional que você estiver, transições e mudanças são sempre desafiadoras e a falta de perspectiva pode trazer desmotivação.

Neste sentido, o coach de carreira pode ser o profissional ideal para que sua transformação ocorra e você possa trabalhar, enfim, com mais propósito e de maneira satisfeita.

 

O que o coach de carreira realiza?

Apesar do termo ter se popularizado, nem sempre o “que o coach de carreira faz” fica claro para todo mundo.

Em termos práticos, o coach de carreira auxilia o orientado a perceber suas necessidades, suas capacidades e criar steps para alcançar seu objetivo.

É através de um estudo sobre si, levando em consideração aquilo que se realmente quer, que o orientado pode potencializar seus resultados.

E mesmo que você não tenha tanta certeza sobre “aquilo que se quer”, o coach também assume o papel de lhe orientar a esse respeito.

Vale citar, no entanto, que o coach de carreira não irá oferecer respostas prontas. Trata-se de um trabalho em dupla, onde coach e coachee (o orientado) dedicarão tempo para desenvolver.

A construção de uma carreira depende de inúmeros fatores. Os mais comuns são as habilidades desenvolvidas ao longo da vida, além de uma base educacional sólida.

No entanto, existem várias outras nuances que determinam os caminhos da construção de carreira e são nesses pontos que o coach de carreira poderá auxiliá-lo.

O trabalho do coach de carreira exercita vários aspectos, que costumam variar de coach para coach, mas que basicamente abrange o lado profissional, social e a capacitação técnica. 

 

Qual é a importância do coach de carreira?

Ter aquele cargo que sempre sonhou ou finalmente conseguir construir seu próprio negócio e se destacar no mercado, de uma maneira ou de outra, é uma vontade comum.

São vários os profissionais que enxergam no crescimento profissional, não apenas a garantia de renda ou de conforto a mais, mas também uma forma de encontrar propósito e satisfação na vida.

Porém, a grande maioria dos profissionais do cenário atual se encontram sem motivação ou sem ideia de como trilhar o caminho para encontrar a satisfação e, finalmente, fazer aquilo que realmente deseja fazer.

Da mesma forma que a motivação pode fazer mover montanhas, o desânimo, a falta de perspectiva e a consequente falta de ação podem fazer ruir carreiras e colocar sonhos na gaveta.

E, convenhamos, viver uma vida sem satisfação, acordando cedo para algo que não te completa, é simplesmente amargo demais para engolir. E, infelizmente, é essa a realidade que inúmeros brasileiros vêm passando dia após dia.

Neste cenário, o coach de carreira é uma peça fundamental. Ele vai saber conduzi-lo para que você encontre o caminho que você quer explorar. Ele conseguirá fazer com que você enxergue potenciais e os desenvolva.

O coach de carreira irá ensiná-lo a ver e desenvolver os pontos positivos que você tem em si, além de melhorar aqueles que forem negativos. Ele irá ensiná-lo a como se vender, a ser uma pessoa interessante e a como subir os degraus da sua carreira.

 

Como escolher um bom coach de carreira?

Como descrevemos até aqui, vivemos em um cenário de constante inconstância. Tal cenário pode ser assustador para alguns, principalmente entre aqueles que buscam arriscar mais: seja no empreendedorismo ou em uma troca de carreira.

O coach de carreira, no entanto, trabalha em várias frentes do universo. Ele pode, por exemplo, auxiliar pessoas que buscam a recolocação ou pessoas que, mesmo depois de aposentadas, desejam produzir muito mais em algo completamente novo.

A partir daí, você consegue perceber, que podem existir várias frentes que um coach pode trabalhar ou ser especialista em. Por isso, algumas dicas para encontrar um bom profissional para você são:

  • Busque alguém em quem você sinta confiança: como falado acima, o trabalho entre coach e coachee envolve muita troca. Por isso, é fundamental que você encontre alguém em que possa confiar suas dores e suas necessidades;
  • Procure ler materiais e textos: outra forma de encontrar um coach de carreira é procurar artigos, materiais ou aulas do profissional. Assim você conhecerá a forma como trabalha, a maneira como se expressa e poderá criar, desta forma, um vínculo com o profissional;
  • Procure se comunicar com o profissional: seja através de e-mail ou telefone, procure tirar suas dúvidas, para que suas expectativas sejam alinhadas e sua transformação profissional seja um sucesso.

 

Quer tirar dúvidas ou tem algo para incrementar as dicas? Deixe sua mensagem na caixa de comentários! Vou adorar lê-los!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.