Voltar

A transformação profissional e transformação digital fazem parte de um todo

Não é necessário falar sobre como o mundo mudou em tão pouco tempo. Parece que foi em um piscar de olhos que usávamos CD, e hoje temos a nuvem para armazenamento.

Não é difícil encontrar pessoas que só viram a televisão pela primeira vez muitos anos depois de seu nascimento e hoje consomem a Netflix.

Um dia achamos que, para pedir táxi, bastava esticar o braço; e olha aí, você, cheio(a) de aplicativos de mobilidade no celular!

Como sempre falo por aqui, o mundo se transforma todos os dias. O mundo em que vivemos hoje, com certeza não será o mesmo em que viveremos daqui a alguns anos.

Tendo isso em mente, temos que buscar nossa própria transformação de forma contínua, não só para nos adaptarmos ao mundo, mas também para oferecer coisas a ele.

Quando se fala em transformação profissional, é comum que novas graduações ou cursos de atualização venham à mente. Mas não é só sobre isso que a transformação se trata.

A transformação está muito mais ligada a atitudes do que qualquer outra coisa. A transformação profissional é feita de forma contínua, buscando acompanhar os avanços sociais e tecnológicos.

E, por falar em avanços tecnológicos, é importante colocá-lo em evidência quando falamos sobre sua transformação profissional.

 

O que é transformação?

Mas, antes de tudo, é importante entender o real significado de transformação, para compreendermos realmente todo seu alcance e, acima de tudo, agirmos.

A transformação é a mudança daquilo a que estamos acostumados, é a mudança do comum ou, até mesmo, a alteração de todo um sistema.

 

Neste sentido, o profissional não pode ser aquele mais do mesmo, aquele que faz o arroz com feijão e se dá por satisfeito. Se procuramos por transformação, procuramos por mais.

Mas, calma, não significa que você tenha que passar horas infinitas trabalhando, preenchendo relatórios ou esquecendo da vida social em prol do trabalho.

O real significado do “ir atrás de mais” é igualmente desafiador, mas muito mais satisfatório ao final. O significado é buscar soluções melhores e que não eram feitas antes.

Não se trata, necessariamente, de tentar reinventar a roda, mas olhar para o lado que ninguém está olhando e encontrar maneiras mais eficientes de trabalhar.

 

Transformação Profissional e Transformação Digital

Neste sentido, o motivo pelo qual nossa transformação profissional está ligada à tecnologia é simples: não temos como ignorar o último e continuarmos avançando profissionalmente.

Em um mundo conectado, encontrar pessoas com quem compartilhar e absorver delas e muito mais fácil. Ferramentas como o LinkedIn ajudam bastante nisso.

Mas em outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo, é possível não só saber o que estão fazendo como também se promover, vendendo seu eu profissional.

Sites e blogs são outras formas de falar para muitas pessoas sem o trabalho de encontrá-las, reuni-las e conquistar sua atenção para seu conteúdo.

É possível encontrar grupos no Facebook e Whatsapp que são voltados para seu nicho e, através de discussões e abertura de tópicos, conquistar e expandir seu espaço.

Graças a tecnologia, você evita perder tempo e se desgastar em tentar localizar pessoas. Existem ferramentas que levantam dados até mesmo para que você inicie o papo.

São tantas as possibilidades, que você precisará de calma para organizar sua estratégia e colocá-la em prática de forma eficiente.

E não: isso não fará com que você desperdice mais tempo. Pelo contrário: aplicando uma boa estratégia em ferramentas capazes, tudo fica mais fácil.

 

O protagonismo como ponto essencial

É importante voltarmos a falar sobre o protagonismo, pois ele é parte essencial do profissional que quer ser visto como autoridade em um assunto e não apenas mais um.

O protagonista é aquele que busca unir diversos conhecimentos, que vão do técnico à habilidade de lidar com pessoas, e demonstre comprometimento para alcançar soluções.

É aquele que sai do campo da teoria e do “e se” e vai para a prática combinando visão, capacidade de mudanças e influência de pessoas.

Por isso é tão importante buscar constantemente por formas de redesenhar sua carreira e, consequentemente, sua vida.

Somos eternamente aprendizes. Que bom! Pois o mundo sempre nos dá algo de novo para conhecer.

Que tal convidar os amigos que você sabe que também vão gostar desse conteúdo? Basta compartilhar o link

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print