Protagonismo Profissional: o que é?
Voltar

O que é Protagonismo Profissional

Acho que não estou me arriscando demais ao dizer que você já assistiu a algum filme, novela, série ou peça de teatro em algum momento da vida, certo?

 

Se sim, você tem total ciência de que o protagonista é aquele que é visto como o principal, que tem o papel de levar a história para frente, sendo o centro de todo um universo.

 

Neste sentido, como o protagonismo se encaixa no âmbito profissional?

 

Não é um spoiler, é algo que você verá ao longo desse texto: o protagonismo profissional não é muito diferente do protagonismo de qualquer ficção, na verdade.

 

A diferença é: ao invés de ficar acompanhando a jornada de um personagem tela, você é parte ativa da história.

 

Isso mesmo: você se torna aquele que antes você acompanhava. Você é ator (aquele que atua) de toda uma verdadeira trajetória profissional: a sua.

 

 

O que faz um Protagonista Profissional?

 

Tudo começa com a sua forma de pensar, a maneira como ele escolhe enxergar o mundo e os seus acontecimentos: mindset protagonista.

 

O protagonista acredita genuinamente que pode realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Ele crê que sempre há uma possibilidade de ação, independente do contexto, ele cria alternativas para seguir em movimento, em direção ao seu propósito.

 

Uma das principais virtudes do profissional que tem a atitude Protagonista, é que ele não fica aguardando que as coisas aconteçam com ele.

 

Ele não espera que alguém note que ele pode ser bom em determinadas funções ou que ele seria ideal desenvolvendo projetos A, B e C.

 

Pelo contrário: ele tem total ciência de que ele é responsável por si e por suas escolhas, ele traça o próprio caminho a partir dos próprios objetivos.

 

Por falar em objetivos, o profissional com atitude Protagonista sempre os define, sem esperar que o início do ano aconteça para tal. Alguns questionamentos úteis são:

 

  • Onde quero chegar?
  • Como quero ser visto?
  • O que almejo?
  • Pelo quê quero ser conhecido?

 

Não é só o empreendedor que deve traçar seus objetivos. Mesmo você, que trabalha para uma corporação, pode definir objetivos e metas para sua transformação profissional.

 

Na verdade, ser Protagonista não tem um momento certo. É uma atitude para toda a vida. Do estagiário  ao aposentado, do pequeno empreendedor ao mega empresário..

 

Ser Protagonista é necessário para aqueles que já se perguntaram “e agora, qual é o próximo passo?”. É para aqueles que sentem que podem ir além, muito além.

 

 

Quais são as características de um Protagonista Profissional?

 

O Protagonista é o ator (aquele que atua) principal no palco da sua vida, se responsabiliza pelos seus objetivos e ações. Ele se responsabiliza por si mesmo, nas mais diversas esferas.

 

Se vê como principal responsável, inclusive, das suas capacidades emocionais e racionais de tomar decisões, trazendo para si a responsabilidade por tudo que acontece em sua vida.

 

Se fez uma escolha errada ou certa, ele tem noção de que é o único a se responsabilizar. Afinal, quem escolheu: ele ou os outros? Ele!

 

A diferença principal é não se deixar abalar por erros, nem tornar-se cego ou arrogante com as vitórias. Basta se recompor, se errou; e comemorar, se acertou.

 

A capacidade de lidar com suas próprias emoções também é uma forte característica do profissional Protagonista. Ser resiliente, determinado e seguir em frente é com ele mesmo!

 

Ter iniciativa e persistência com seus objetivos é ter uma atitude típica do protagonismo profissional, mas é algo que deve ser absorvido até que esteja no sangue.

 

Quem deseja atingir o protagonismo profissional deve ampliar seu conhecimento: tanto de si mesmo, quanto do outro e sobre outras culturas e realidades.

 

Afinal, é buscando novas experiências e novas visões, que conseguimos ter um olhar sobre centenas de assuntos e perspectivas. O protagonista é aberto e curioso.

 

Além de aflorar a inteligência, tais atitudes aumentam a criatividade, a capacidade de empatia, a adaptabilidade e o desenvolvimento do pensamento crítico.

 

Seguindo por este caminho, é importante que quem almeja o protagonismo profissional, busque e aceite os feedbacks. Ele deve olhá-los como oportunidades e não agressões pessoais, como é tão comum de se ver.

 

O protagonista também busca se valorizar e se vender perante o mercado. Por sinal, escrevi um texto sobre a importância de se vender, quer ler? Clique aqui!

 

Ser um protagonista profissional não tem fórmulas, mas requer habilidades que, nem sempre, fomos ensinados a ter desde crianças.

 

Mas isso não significa que você não pode desenvolvê-las agora!.

 

 

Como ser um Protagonista Profissional?

 

O primeiro passo para a mudança é sempre o incômodo. Sabe aquela insatisfação que bate de vez em quando? Este pode ser o primeiro sinal de que uma mudança é necessária.

 

Se você já começou a sentir que o seu presente não é o ideal para você, que a função em que você se encontra hoje não é boa, nem que você se vê envelhecendo dessa maneira…

 

Bom, talvez seja a hora propícia para começar a olhar para si e se perguntar qual seria o cenário profissional ideal para você. Lembra daqueles questionamentos logo acima?

 

Volte neles!

 

A partir de tais questionamentos, fica mais fácil ampliar a clareza a respeito do seu propósito, dos seus objetivos no médio prazo  e, assim, construir os steps no curto prazo que o aproximarão do que quer e precisa.

 

É evidente que o Protagonismo profissional não é algo que se instala, como quem compra um microondas. Mas, da mesma forma, é algo que vai esquentando até que o alimento esteja prontinho.

 

Isto é, comece a mudar de posicionamento, de mindset, saia da sua zona de conforto, dê passos pequenos, às vezes até alguns passos para trás (mas para buscar impulso!).

 

Pouco a pouco você consegue transformar pequenas atitudes e a enxergar como aquela pequena ação pode gerar tantas diferenças no seu dia a dia.

 

Se você procura outras formas de ajuda, com mais acompanhamento, indico essas duas opções:

 

Baixe agora o ebook gratuito que eu preparei sobre Protagonismo e conheça os 10 passos para começar agora a sua transformação profissional.

 

Recentemente, eu promovi uma websérie de quatro episódios chamada e-Mindset. Se você não assistiu, clique aqui.

 

Nessa websérie, eu falei sobre mindset, as 4 habilidades essenciais do protagonismo, propósito, redesenho de vida, redesenho de carreira e muito mais.

 

O material está muito completo e com certeza você conseguirá extrair e absorver muito mais para ampliar a sua atitude protagonista. Aproveite! A série de vídeos é totalmente gratuita e com certeza fará a diferença!

 

Gostou? Comece já a sua transformação profissional! E, claro, não deixe de usar a caixa de comentários para deixar sua mensagem também. Que tal compartilhar conosco: qual a sua definição de protagonismo? Qual o seu maior desafio para ampliar essa atitude?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.