Voltar

Trabalho com significado: é possível?

Você acredita que um trabalho com significado não está ao seu alcance? Então convido você a acompanhar meu artigo até o final e vou mostrar que existem meios de encontrar satisfação e realização sem deixar de lado as questões práticas da vida profissional.

Encontrar um trabalho que una aspectos da preferência do colaborador e com o devido retorno material é o sonho de muitos. Porém, basta uma rápida busca na internet para descobrir que 50% das pessoas estão infelizes com seus trabalhos. Pois é, encontrar um trabalho com significado parece um desafio e tanto!

E se você pudesse encontrar um trabalho que reflita suas paixões, seus valores e sua personalidade? Nem sempre é preciso ser promovido ou mudar de empresa para alcançar essa conquista. Uma boa dose de autoconhecimento é sua maior aliada nessa hora!

O que você está buscando

Antes de identificar um trabalho com significado, é preciso trabalhar em uma reflexão sobre o que exatamente você procura. Para te ajudar a identificar, vou listar alguns elementos essenciais para fazer sua carreira com muito mais significado.

Esses elementos são:

  • Ganhar dinheiro
  • Alcançar status
  • Fazer a diferença
  • Seguir as paixões
  • Usar os talentos

Desafio você a refletir e elencar quais desses elementos são os mais importantes para a sua carreira de forma hierárquica. Comece pelo que é mais importante, vá para o segundo elemento mais importante e assim por diante.

Após relacionar a hierarquia dos elementos mais essenciais para a sua carreira, eu pergunto: o que você percebe ao olhar para esses itens? Como eles se relacionam?

Vou explicar um pouco sobre elementos extrínsecos e elementos intrínsecos.

Elementos extrínsecos

Fatores que dependem da percepção e avaliação alheia são chamados de elementos extrínsecos. Ganhar dinheiro e alcançar status são alguns deles. Não existe problema em enumerá-los como mais importantes. É importante que você identifique e assuma a importância desses itens para a sua carreira.

Elementos intrínsecos

Fatores que dependem exclusivamente da sua determinação e avaliação são chamados de elementos intrínsecos. Fazer a diferença, seguir suas paixões e usar os seus talentos são questões que só você consegue dizer se está acontecendo ou não.

Não há julgamentos entre itens extrínsecos ou intrínsecos. É importante que você compreenda o que te move hoje e um trabalho com significado é aquele capaz de proporcionar satisfação e equilíbrio nos elementos mais importantes para você.

Leia também: Como prosperar no mundo VUCA

O perigo de não buscar o equilíbrio

Ao olhar para os fatores extrínsecos e intrínsecos da carreira, é comum notar uma certa tensão. Afinal, como usar os talentos e ganhar dinheiro? Qual trabalho faz sentido na hora de fazer a diferença mas também proporciona status?

É por isso que é fundamental fazer essa reflexão. Somente ao pontuar o que é essencial para você fica possível fazer escolhas que te aproximem de um equilíbrio.

Quando você começa a acreditar que um trabalho com propósito não existe, sua capacidade de trabalho é posta em xeque. Durante algum tempo, você consegue levar essa situação. No entanto, o passar dos dias vai tornando tudo mais pesado. Você provavelmente vai começar a reclamar mais e a insatisfação fica cada vez pior.

Portanto, faça o exercício proposto pelo bem da sua própria carreira!

Espero que este artigo te ajude a encontrar um trabalho com propósito. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Claudia Klein.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print