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A Identidade do Empregador Como Diferencial Estratégico

Matéria para O GLOBO

 

As características do gestor estão intimamente relacionadas aos valores da empresa e do gerenciamento de sua marca.

 

identidade corporativa e o gerenciamento da marca da empresa. Conhecer a sua identidade é um passo essencial para saber como você anda impactando a sustentabilidade do seu negócio.

É relativamente fácil imaginar a diversidade de competências necessárias por trás de dois requisitos essenciais ao empreendedor:

1) Capacidade de sonhar;
2) Capacidade de construir meios para transformar sonhos em realidade.

 

A verdadeira paixão que o empreendedor tem pela própria ideia e o alto nível de confiança na sua capacidade para executá-la podem fazer com que ele acredite ter todas essas exigências e o plano para realizar seu sonho não considere o desenvolvimento ou a complementaridade de conhecimentos, habilidades e atitudes. Acaba assinando, mesmo sem querer, um forte contrato com a razão.

O sucesso de um empreendimento é, pelo menos nas suas fases iniciais, extremamente dependente do empreendedor. É ele que personifica a experiência, que se relaciona com os clientes, idealiza e, muitas vezes, efetua a entrega dos produtos ou serviços.

Seu “nome” e sua participação na entrega ajudam a aumentar a credibilidade do que está sendo oferecido.

Assim, o empreendedor e a marca da empresa se confundem e muito da sua identidade, aquilo que acredita, pensa, fala e faz é transportado para a identidade corporativa que, por sua vez, é levado para a identidade da marca da empresa.

Muitas vezes a marca criada considera o desejo do que a empresa vai ser, mas na prática não encontra sustentação nos comportamentos e atitudes do empreendedor ao interagir com seus diferentes interlocutores.

Por que isso ocorre?

Uma possível resposta é o planejamento da empresa e a construção da marca sem o conhecimento e a compreensão de quem ele realmente é como empreendedor.

A formação das características emocionais de uma marca é a parte mais sensível do seu processo de construção e gerenciamento e herda parte das motivações e características do empreendedor. Ampliar a consciência sobre essa relação emocional entre “criador” e “criatura” e compreender seus impactos é um caminho para o gerenciamento de uma estratégia de marca eficaz entrelaçando a cultura organizacional, valores e a própria estratégia da empresa.

Como fazer isso? Não há um trilho seguro que nos leve às respostas, e sim diferentes trilhas que dependem da capacidade do empreendedor focar no seu desenvolvimento pessoal tanto quanto valoriza o desenvolvimento da sua empresa. Cito quatro competências que considero estratégicas neste processo:

 

Autopercepção

Quando há a impressão de falta de coerência e consistência entre aquilo que é pensado, falado e feito o crescimento e a sustentabilidade da empresa se tornarão ainda mais difíceis. Para minimizar este risco, ainda na fase de modelagem do negócio é preciso haver o desejo genuíno e a coragem do empreendedor de ampliar o conhecimento que tem do seu conjunto de competências e preferências individuais.

A ampliação do conhecimento sobre si próprio deve ser um dos fatores que orientam a escolha e a forma de interagir com eventuais sócios, colaboradores, parceiros, fornecedores e até clientes.

O empreendedor pode contar com a ajuda de profissionais especializados como coaches e mentores, mas também com seu senso crítico e com pessoas de confiança da sua rede de relacionamentos para ajuda-lo na ampliação da visão que tem de si mesmo e no desenvolvimento dos atributos necessários.

 

Liderar por visão e propósito

A construção da visão de futuro, ter coragem para definir “quem será” a empresa e que identidade corporativa ela terá deve ter lugar de destaque na agenda do empreendedor desde a concepção da ideia de negócio.

A definição de Propósito, Missão, Visão e Valores da empresa deve ser verdadeiramente compreendida como um processo estratégico de responsabilidade e de interesse do empreendedor. Seu processo de desenvolvimento deve, entre outros fatores, considerar a análise da sua própria identidade, da identidade corporativa e dos atributos desejados para a marca da empresa.

Na maior parte das vezes como o empreendedor está empenhado em fechar a próxima venda, não dedica tempo suficiente para comunicar esta visão. Considerando o tema gestão de pessoas, a ausência deste norte dificulta a atração e o desenvolvimento de pessoas com os comportamentos que vão dar sustentação à visão de futuro idealizada.

 

Planejar e alinhar

O empreendedor precisa diariamente se perguntar: O que a empresa diz ser é o que ela realmente é?

Deve haver uma inquietude constante no sentido de garantir que processos, estratégias e, principalmente, as pessoas espelhem o que a empresa diz ser. A tradução dos atributos essenciais da marca corporativa deve estar em todos os detalhes da sua construção. Tudo que for comprado ou desenvolvido para a empresa precisa conversar diretamente com os atributos da marca da empresa.

A eventual limitação de recursos não pode ser usada como um empecilho para construção de coerência e consistência. A mesma criatividade e paixão que movem o empreendedor a vencer os obstáculos de negócio precisam inspirar a construção e a comunicação de uma identidade corporativa que reforça a marca desejada. Os funcionários e o ambiente precisam espelhar essa marca, tanto quanto ou mais que os produtos e serviços oferecidos.

 

Comunicar de modo inspirador

O mundo dos negócios vem se desenvolvendo sob a influência de fatores como: construção coletiva, experiência do cliente, sustentabilidade, propósito etc. Com isso, o saber conviver se tornou mais relevante do que o saber aprender e o saber fazer. Para ser bem-sucedido é necessário demonstrar habilidades sociais e de relacionamento.

Conhecer suas preferências de interação, reconhecer as dos outros e investir tempo no desenvolvimento de habilidades que vão permitir se comunicar e interagir mais e melhor com pessoas diversas passa a ser prioridade estratégica na agenda de qualquer empreendedor. Desde um pitch de vendas, passando por dar e receber feedback, até a disseminação do propósito e visão de futuro da empresa o empreendedor precisa vencer a eventual timidez e falta de confiança e se comunicar.

Precisa assumir e estar apto a exercer o papel de um dos grandes responsáveis por inspirar as pessoas por meio da sua capacidade e vontade de contar ao mundo quem é a sua empresa.

Muitos outros desafios poderiam ser mencionados para empresas nascentes ou em crescimento, mas acredito de verdade que todos têm em comum a característica de cederem diante da incansável energia e foco que um empreendedor apaixonado pelo que faz é capaz de demonstrar quando genuinamente quer algo.

Tomo, então, a liberdade de fazer uma provocação e afirmar que o ponto mais importante é se o empreendedor quer genuinamente ser, ele mesmo, percebido como uma marca que inspira, contribuindo diretamente para fazer do seu sonho uma realidade escalável com capacidade para transformar o mundo em um lugar melhor.

Qual é a sua marca? Qual é a sua identidade?

 

*Claudia Klein é especialista em desenvolvimento profissional. Lidera a Argumentare desde 2010 com atuação no desenvolvimento da liderança, gestão de trajetórias de carreira e coaching executivo. Atua como palestrante e professora convidada do COPPEAD, do Ibmec/RJ e da FGV/RJ. No ambiente corporativo, desempenhou funções executivas na área de RH em empresas multinacionais e nacionais, sendo a diretoria de RH da L´Oréal Brasil sua última posição. Mentora e Conselheira de Empreendedores Endeavor desde 2009, é membro do Conselho de Pequenas e Médias Empresas (CoPeMe) pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e Diretora de Relacionamento com o Mercado junto ao Capítulo RJ da International Coach Federation (ICF).

 

– Por Claudia Klein 

Fonte: AQUI

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