Equilíbrio profissional e pessoal é possível e necessário!
Voltar

Equilíbrio Profissional e Pessoal: É Possível e Necessário!

Jornal O Globo

 

Aliar o equilíbrio profissional ao bem-estar pessoal é fundamental para o sucesso da carreira e a manutenção da sua saúde. Falei sobre isso para o Jornal O Globo, em 24 de fevereiro de 2015.

Conforme pesquisa divulgada pela ISMA Brasil, entidade que integra a International Stress Management Association, 70% da população brasileira teve algum prejuízo na saúde em decorrência do estresse por razões profissionais.

Por isso, encontrar o equilíbrio profissional e pessoal é importante. Tem tudo a ver com a satisfação que você sente em relação a sua carreira.

Continue lendo esse texto para entender o quanto essas áreas da sua vida se complementam e fazem de você uma pessoa mais ou menos feliz.

 

O equilíbrio profissional como propulsor da felicidade

Organização e planejamento são as palavras-chave de quem encontra o ponto de equilíbrio entre produtividade e bem-estar profissional. Não é por acaso que tanto falamos na importância da autonomia e pró-atividade do empregado.

Ele deve fazer a própria gestão de horários e atividades, sempre atento aos seus pontos fracos e fortes e com capacidade de dizer não. Chamo isso de auto empreendedorismo.

Esses profissionais que aliam qualidade de vida ao trabalho contam com algumas características em comum. Eles sabem da importância do equilíbrio profissional para a satisfação pessoal, procuram trabalhar em projetos alinhados àquilo que acreditam e tem a capacidade de esquematizar a agenda de forma eficaz.

Trabalhadores assim diferenciam bem uma reunião que serve para fins de networking, voltada ao campo profissional, de uma festa entre amigos voltada ao lazer.

Lembre-se que só você se conhece tão bem a ponto de definir o que é necessário para encontrar esse equilíbrio. Seja investindo em projetos interessantes dentro da própria empresa, ou criando projetos paralelos, ou deixando o trabalho corporativo para empreender.

Só você pode decidir!

 

Sinal amarelo: é hora de mudar

Alguns sinais são perceptíveis e demonstram que é preciso refletir sobre como encontrar o equilíbrio profissional com a vida pessoal. Os principais são:

  • Não tirar férias;
  • Negligenciar a vida pessoal, deixando de ir a eventos entre família e amigos;
  • Responder e-mails e checar redes sociais de trabalho sem dar importância ao local e à ocasião em que se encontram;
  • Deixar de praticar exercícios físicos;
  • Manter uma alimentação desregrada;
  • Apresentar distúrbios do sono;
  • Não sentir vontade de cultivar um hobby paralelo ao trabalho.

Se você apresenta um ou mais desses sinais com alguma intensidade, é hora de repensar os rumos da sua carreira. Trabalhar deve ser, além de fonte de renda, uma fonte de satisfação pessoal.

Sem o equilíbrio profissional, você coloca em risco não apenas a sua saúde e os seus relacionamentos, mas também os rumos da sua vida profissional.

Eu sou Cláudia Klein, consultora de coaching na Salada Corporativa e estou aqui para tornar a sua vida profissional mais saudável e saborosa. Continue me acompanhando pelas redes sociais e tempere sua carreira a gosto.

– Por Claúdia Klein

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.