Entrevista para o JORNAL DO COMÉRCIO
“As agências precisam de profissionais empreendedores” – Claudia Klein
O empreendedor é a pessoa capaz de, a partir de uma ideia inovadora, gerar negócios.
O caminho entre uma ideia e sua implantação é longo e requer do empreendedor habilidades relacionadas a, por exemplo, planejamento, execução e mobilização de pessoas.
Em exemplo, uma “agência de publicidade” é caracterizada por altíssima concorrência e a barreira de entrada é muito baixa.
As agências, por serem ambientes criativos, precisam, cada vez mais, de profissionais que reúnam certas características de empreendedores, pessoas que consigam realizar o ciclo: ideia-geração de negócio, muitas e bem sucedidas vezes.
O profissional é chamado de intra-empreendedor e atua, literalmente, como se aquele negócio fosse dele.
Além disto, temos de lidar com a burocracia e estruturas hierarquizadas de muitos clientes que muitas vezes “entram em choque” com as estruturas mais liberais e criativas destas agências.
Para isso, é preciso ampliar a consciência de que há diferentes modelos de negócio e, consequentemente, diferentes modelos de gestão.
As empresas prestadoras de serviço devem dominar a capacidade de “ler” diferentes ambientes e serem flexíveis para se relacionar em cada um deles.
– Por Claúdia Klein.