Máteria por Claudia Klein no UOL MULHER
Trabalhar em casa, ou home office, está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Segundo o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, mais de 30 milhões de pessoas estão recorrendo à modalidade de trabalho no país.
Seja por maior comodidade ou necessidade de mais contato com a família, poder realizar em um dos cômodos da sua casa as tarefas que antes eram feitas no escritório pode ser vantajoso e ainda mais produtivo.
“Ganhamos muito tempo trabalhando em casa, sem interrupções. Em um escritório tradicional, você é abordado várias vezes ao dia, seja por colegas, chefias, telefonemas ou reuniões desnecessárias. Está provado que aqueles que trabalham em casa produzem até 20% a mais.” segundo pesquisa feita pela Telework Research
Network, que faz parte do Global Workplace Analytics, empresa norte-americana especializada em consultoria sobre trabalho remoto”, afirma Marina Sell Brik, especialista e consultora em home office e coautora do site GoHome e do livro “As 100 Dicas do Home Office” (Editora AB).
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A seguir, veja seis dicas para manter (ou aumentar) a sua produtividade no home office:
1. TRABALHE NO HORÁRIO EM QUE SE SENTE MAIS DISPOSTO
Trata-se de conhecer seu organismo e disciplinar o horário de início e fim do trabalho com aquele no qual se sente melhor para realizar as tarefas.
“Ser produtivo é entender quando estou mais disposto.”
Se eu me conheço bem e sei que produzo melhor à tarde, posso me dar ao luxo de flexibilizar meu horário e aproveitar as melhores horas do meu organismo”, aconselha Andrea Piscitelli, consultora, professora da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e do MBA FIA (Fundação Instituto de Administração) em de gestão humana.
A maleabilidade é uma das grandes vantagens do home office. Mas é indicado trabalhar em horário fixo. “Assim, você consegue se disciplinar a trabalhar sempre neste mesmo horário, o que facilita o contato com clientes, colegas, fornecedores etc. Porém, se aquela apresentação de final de ano do seu filho for bem no meio da tarde, não há problema em acompanhar. É só estar ciente dos seus compromissos e prazos”, explica Marina Sell Brik.
2. NÃO COMECE PELO MAIS FÁCIL
Antes de começar a trabalhar, reveja as prioridades e questione-se:
“Se eu fosse meu chefe, o que julgaria mais importante?”.
Quando trabalhamos em casa, a tendência é pensar sempre no que é mais confortável, e nem sempre isso será o mais importante para aquele dia.
“Estabeleça uma ordem do que realmente deve ser prioridade e escreva para não se perder”, fala Andrea Piscitelli.
Outra dica sobre a organização das importâncias, segundo Claudia Klein, é não realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. “Comprometer-se formalmente com prazos de entrega ajuda a cumpri-los. A tecnologia pode ser uma grande aliada, como aplicativos para gerenciamento de atividades”.
3. NÃO DEIXE PROBLEMAS DOMÉSTICOS INTERFERIREM NO SEU TRABALHO
O grande desafio dessa regra é fazer valer com seus familiares, amigos e vizinhos o compromisso de que não é porque você está trabalhando em casa que está sempre disponível.
“O profissional pode estabelecer, com quem mora junto, códigos como um aviso de porta ou uma faixa vermelha na cadeira quando precisar de concentração e silêncio. Depois de um período, vira rotina e todos se acostumam”, diz Marina Sell Brik.
4. EQUILIBRE A VIDA
Segundo Claudia Klein, consultora empresarial da Argumentare, empresa de estratégia e diagnóstico de Recursos Humanos, o estresse físico e emocional gera a perda de eficiência e, por isso, é importante equilibrar a carga horária de trabalho com as horas destinadas às atividades de lazer.
Assim, a mesma disciplina exercida com a carreira deve se repetir na vida pessoal. “Isso inclui dormir bem e evitar os excessos. Essas atitudes são fundamentais para qualquer um que deseja produzir mais”, explica.
5. FAÇA UMA PAUSA DE NO MÍNIMO DEZ MINUTOS E NO MÁXIMO 15 A CADA 1H30 DE TRABALHO
Para exercer essa prática também é preciso ter muita disciplina, afinal, não vai ter ninguém te fiscalizando para que você volte ao trabalho no tempo certo. De acordo com Andrea Piscitelli, essa quebra de ritmo amplia o nível de produtividade.
“O período de 1h30 é o tempo máximo para trabalhar concentrado sem desviar a atenção e é considerado o pico de produtividade. A tendência é que depois disso a eficiência diminua.
Após a pausa, é possível reiniciar esse ciclo”, explica. Nesses minutos, Andrea aconselha fazer qualquer coisa que não tenha a ver com o trabalho. “Você pode andar pela casa, ligar a TV, ler alguma reportagem em uma revista, entre outras coisas”.
6. PRESERVE SEU ESPAÇO DE TRABALHO
É importante ter um ambiente apenas para o trabalho, mesmo que não tenha muito espaço em casa.
Para a consultora em gestão humana Andrea Piscitelli, trabalhar em um lugar desorganizado, poluído e que cruza informações profissionais com pessoais, atrasa o processo de produção e aumenta a chance de distração.