Voltar

A universidade do eu

Imagem: The Business Woman Media

Quão bem você se conhece e o que pode aprender com suas próprias experiências?

Imagine que você é uma universidade.

Que cursos seriam ensinados? Quais seriam as matérias de cada um? E os professores?

Pode parecer uma brincadeira simples, mas refletir sobre isso ajuda você a se compreender de uma forma mais profunda e complexa, podendo transformar sua forma de ver o mundo e, consequentemente, seu comportamento.

Vamos por partes?

Quais seriam os cursos oferecidos pela universidade? Para isso, pense no que você já conquistou. Aquele cargo dos sonhos, o sucesso de um projeto importante, a compra da casa própria… Não são vitórias de curto prazo, mas resultados de um trabalho contínuo. Vale a pena pôr no papel. Conhecendo os cursos da sua universidade, você tem diante de si uma constante lembrança da sua capacidade, das suas realizações. E, pode apostar, isso gera um nível de autoconfiança que não se encontra com facilidade por aí.

Agora, pense nas matérias. De quais talentos você se valeu para conquistar esses resultados? Quais habilidades precisou desenvolver? Vamos usar como exemplo ter conseguido aquele cargo que você queria. O que você teve que fazer para chegar lá? O que teve que aprender? O que precisou deixar para trás em prol de algo maior e melhor mais à frente? Teve que desenvolver competências de liderança? Perder o medo de falar em público? Sacrificar um pouco do seu tempo? Todos os detalhes são importantes, afinal, são eles que impulsionam você na direção que está seguindo.

E os professores? Quem são? Aquele mentor que te apoiou no processo de sucessão? Sua equipe te dando apoio na realização daquele projeto? Os seus pais te ajudando a encontrar uma boa casa? Todos são fonte de conhecimento e experiência, mas olhe mais para dentro… Onde você errou? Quais foram as suas falhas? Do que você se arrepende? Pode parece ruim olhar para trás com esse enfoque, mas tenha certeza: não há professores melhores que os seus próprios erros. É neles que você identifica obstáculos e encontra formas para vencê-los, busca alternativas e sabe que caminhos não seguir, o que ajuda a se manter no trilho certo.

E aí? O que é ensinado na sua Universidade do Eu?

Para se conhecer mais a fundo, conheça nossos serviços e conte com o apoio de nosso time de coaches. É só falar conosco para mais informações. Pode apostar: o autoconhecimento é uma poderosa chave para o sucesso.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.