Voltar

Festa da empresa?

Maria Ribeiro

Maria Ribeiro tem experiência em treinamento em desenvolvimento, com atuação em empresas no Brasil e no exterior, principalmente na indústria de óleo e gás. É formada em Pedagogia pela UFF, com mestrado em Educação e Tecnologia pela UFRJ. Terminou recentemente um MBA em Administração pela Robert Kennedy College.

Saiba a importância de manter a postura profissional em confraternizações de fim de ano.

As festas de final de ano nas empresas sempre são uma caixinha de surpresa. Estou me lembrando das minhas. Ano passado, a comemoração foi tranquila, no ano anterior, o fulano do Departamento Financeiro bebeu demais e será que neste ano a nova funcionária do Departamento Jurídico cairá na briga com aquela outra? Motivo? Todos sabem, mas os comentários ficam para os bastidores.

Na verdade, o motivo não interessa. O que interessa é o código de ética, a postura profissional e também a pessoal, interessa mesmo não misturar a vida profissional com a pessoal, nem aprontar ou armar barraco, beber demais, bem no dia que estão todos reunidos celebrando as conquistas do ano. Na festa da empresa, evento corporativo, com participantes de todos os departamentos, não é de bom tom ter comportamentos além do normal, digo com exageros e excessos. Quem participará da festa é o gerente fulano, o coordenador ciclano e a secretária beltrana, não será apenas a pessoa X, Y ou Z, mas o profissional que está atrás dos títulos, a pessoa que tem o nome no crachá. Essa é a verdade.

Na vida pessoal, ali na sua roda de amigos, no seu final de semana, você pode fazer o que quiser, de rodar a baiana a beber além da conta, mas na festa da empresa, precisamos ter mais cuidado com o tipo de vestido, com as palavras que serão ditas e com o tom da gargalhada. Somos pessoas e profissionais, tudo misturado, eu sei, mas em alguns momentos um lado será mais exaltado do que o outro. Pense sempre que amanhã será outro dia e que as lembranças daquela noite ficam guardadas na memória das pessoas. E, elas sempre lembram, tenha certeza disso.

Etiqueta corporativa nunca é demais. Encontre seu equilíbrio e aproveite a festa, faça novos contatos, reencontre os colegas que viraram também amigos, fale sobre seu trabalho, conte sobre os novos projetos. Aproveite a festa. Dance e experimente um prato diferente. Participe dos sorteios e das brincadeiras, quem sabe você sairá de lá com um cartão valioso, além claro da alegria da noite e as boas lembranças do dia.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.