Voltar

Pense diferente para liderar melhor

Pense diferente para liderar melhor

Para ser um bom líder, procure pensar fora da caixa.

Temos observado uma diferença bastante específica entre nossos clientes mais jovens e aqueles com mais experiência que buscam aprimorar suas capacidades de liderança para conquistar cargos maiores na hierarquia de suas empresas.

Na maioria dos casos, os mais jovens têm uma tendência a enxergar as situações não necessariamente “preto no branco”, mas com tons de cinza.

Já os mais experientes sabem que o mundo dos negócios, tal qual a própria vida, tem cores, nuances e diversas dimensões. Dessa forma, têm um pouco mais de facilidade para desenvolver habilidades que um bom líder deve cultivar.

Será que os mais novos se espelham nos mais velhos e vice versa? O que será que causa essa divergência? Seja qual for o motivo, isso reflete diretamente na capacidade de se adaptar e liderar. Um bom líder, afinal, tem que pensar fora da caixa e inspirar seus subordinados.

Vamos por partes? Pode ter certeza que as pessoas que têm a mente mais aberta e, portanto, uma visão de negócios e relacionamentos mais ampla, não começou assim. Não é que tenham começado com a cabeça muito centrada em formas convencionais (ou até mesmo arcaicas) de gestão e atuação no mercado, mas abrir a mente é um exercício diário, reflexo de nossas  experiências com os mais diversos tipos de pessoas e situações.

Um líder experiente parece sempre ter a resposta certa e aparentemente óbvia na ponta da língua. Encontra rapidamente uma solução para qualquer problema. Mas isso vem de muita prática. É preciso treinar. Tente enxergar as coisas por ângulos diferentes, ponha-se no lugar de outras pessoas para entender como elas funcionam, ouça mais e fale menos. Para alcançar a simplicidade, é preciso estudar e compreender as partes mais complexas da equação que você está resolvendo.

Quer descobrir qual pode ser a melhor forma para exercitar as suas competências de liderança? Fale conosco e conheça nosso Programa Salada Corporativa de Coaching de Liderança.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.