Voltar

Como identificar o grau de comprometimento na sua equipe?

Luciana Boschi

Luciana Boschi

Luciana Boschi é membro efetivo da SOBRAG com título oficial de Grafóloga. Especialização em Grafologia; MBA em Marketing – UFF;  MBA em Administração Gerencial – UFF e Autora dos livros: “Grafologia e Competências – identificando talentos através da escrita!” e “A Personalidade através da Escrita”. É Sócia-diretora da Dom Graphein Soluções em Grafologia e RH.

 

 

energia 1

Do latim compromissus, o termo comprometimento indica o ato de fazer uma promessa recíproca, ou seja, é sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

Advindo de fatores como admiração, respeito, confiança, paixão e intimidade, uma pessoa pode demonstrar comprometimento em várias áreas. Em qualquer forma de relacionamento é importante haver comprometimento das duas partes para que as coisas funcionem da melhor forma possível.

No ambiente organizacional, o comprometimento é extremamente valorizado, pois remete à conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Um trabalhador que revela comprometimento profissional se compromete a cumprir as tarefas que lhe foram designadas e está focado nas coisas verdadeiramente importantes.

O trabalhador comprometido é leal, conhece sua cultura organizacional e trabalha para o seu sucesso. É muito difícil haver um comprometimento de um trabalhador se não há motivação e, por isso, os líderes devem motivar os seus trabalhadores, de forma a criar o desejo de comprometimento nos seus colaboradores.

Podemos observar que esta escrita é organizada, cuidada, clara e limpa, o que indica pessoa com clareza de ideias e pensamento objetivo. Os pingos dos I e barras dos T bem colocados sugerem uma pessoa atenta a suas tarefas, desenvolvendo-as com critério e empenho, dando o melhor de si.

A combinação de letras angulosas e texto ascendente indica iniciativa, assertividade e determinação diante de projetos e metas pessoais. Ou seja, intensa energia que resulta em disponibilidade para a ampliação de fronteiras de competências e superação de obstáculos.

O comprometimento com o trabalho da equipe e com a organização também pode ser observada no espaçamento do texto. Quando existe pouco espaço entre linhas e palavras, podemos dizer que a pessoa privilegia a convivência e a proximidade nas relações, sendo capaz de formar conexões emocionais saudáveis. As letras em forma de U também sinalizam o espírito de equipe e cooperação.

As margens se referem ao destino que damos aos nossos recursos de tempo, espaço, material, etc. Neste caso, a ausência de margens no texto sinaliza indivíduo produtivo e dinâmico, que sabe aproveitar bem os recursos de que dispõe e consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo.

A ligação entre letras indica continuidade do impulso, perseverança e terminativa, ou seja, quando assume um compromisso leva-o até o fim, não deixando nenhuma atividade inacabada.

Por fim, a combinação de aspectos como ângulos,  firmeza, continuidade e concentração do texto sugere um profissional com foco em processos. Concentrar-se no resultado de seu trabalho, estabelecer objetivos desafiadores e reunir esforços para atingi-los ou superá-los são características fundamentais do profissional que tem comprometimento com seu trabalho e, consequentemente, com o bom clima organizacional.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print